XXXII ASSEMBLEIA DE PASTORAL DA DIOCESE DE PALMEIRA DOS ÍNDIOS


Imbuída do Santo Espírito de Deus, a Diocese de Palmeira dos Índios, no pastoreio do bispo Dom Dulcênio Fontes de Matos, realizou, nos dias 20, 21 e 22 do corrente mês, a sua 32º Assembleia de Pastoral.
A referida assembleia propôs reflexões acerca do documento 100 da CNBB – Comunidade de Comunidades: Uma Nova Paróquia, sendo este também o tema. O padre Motinha e o padre Aparecido foram os responsáveis pelas discussões e aprofundamentos acerca da apresentação do referido documento, os quais salientaram a necessidade de conversão pastoral-missionária nas paróquias.
Diante do que foi exposto, pode-se compreender que todos são chamados a abandonar velhas estruturas, almejando uma nova evangelização, entendendo que a Igreja precisa renovar-se bebendo de sua própria fonte, sem perder a sua essência. Com esta mudança, faz-se necessário que todos levem adiante a missão, sentindo, imprescindivelmente, o “cheiro das ovelhas”, como afirma o Santo Padre, o Papa Francisco.


Na oportunidade, também, refletiu-se sobre as realidades das comunidades paroquiais que se interpelam, bem como, as urgências das atividades pastorais e estruturais que necessitam de revisão e os aspectos de conversão pessoal e pastoral existentes nas comunidades paroquiais.

A assembleia encerrou-se com o planejamento das ações pastorais a serem desenvolvidas no ano de 2015 e alguns encaminhamentos para a minimização de dificuldades enfrentadas nas comunidades paroquiais discutidas no encontro, tais como: a Pastoral da Acolhida, Formação para os Secretários e Escola Catequética.








Comentários

Postagens mais visitadas