Comunidades de Igaci celebram a inauguração das cisternas com Missa de Ação de Graças.


       Num clima de fé e alegria a Cáritas Diocesana de Palmeira dos Índios juntamente com as 900 famílias beneficiadas com o Projeto de Mobilização e Formação Social para o acesso a Água de Consumo Humano, realizaram no último sábado, dia 24, a Missa em Ação de Graças pela conquista dos benefícios conquistados: Cisternas de placas de 16 mil litros e capacitação para o gerenciamento das cisternas e uso da água. A celebração de agradecimento a Deus foi concelebrada pelo nosso Pastor Diocesano e Presidente de honra da Cáritas Diocesana, Dom Dulcênio Fontes de Matos,   o  Vice Presidente da Cáritas,  Padre Edberto Lima e seminaristas.
           A Celebração reuniu as famílias beneficiadas das comunidades rurais do Município de Igaci, onde a Cáritas está concluindo a construção de mil cisternas de placas de 16 mil litros para consumo humano, garantindo assim o acesso das famílias a uma água de qualidade e em quantidade suficiente para o período da estiagem que dura normalmente 08 meses na região.


          Na homilia, Dom Dulcênio destacou a importância desse tipo de ação que a Cáritas e outras organizações estão desenvolvendo nas comunidades tendo em vista a realidade de sofrimento que passam as famílias que vivem na zona rural da região semiárida, e a importância das mesmas estarem organizadas em suas associações para que possam ter acesso a esses benefícios. Destacou o trabalho da Cáritas, enquanto Instituição da Igreja Católica preocupada e comprometida com as condições de vida das comunidades que necessitam de apoio e de projetos como esse que contribui para mudar a realidade de penúria das famílias em uma realidade de vida digna e  cidadania. Dom Dulcênio, dirigindo-se ao povo disse, lembrando as palavras de exortação do Papa Francisco,  que “padres e bispos não podem e nem devem ficar concentrados no Centro, ou seja na catedral ou Matriz , mas devem dirigir-se às comunidades e periferias onde se encontram o povo sofrido e necessitado da ação pastoral da Igreja”.
          A Celebração aconteceu na comunidade de Colônia Agrícola, zona rural de Igaci, contando com a participação da equipe da Cáritas, responsável pela implantação do projeto, representantes da AAGRA, lideranças das comunidades atendidas pelas ações, as famílias beneficiadas e representantes da ASA Municipal. Após a missa, o povo seguiu o bispo que se dirigindo até uma cisterna procedeu à bênção da cisterna e da água. Em seguida foi servido lanche para todos os participantes.
O Projeto é apoiado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, que através de parceria, com a Associação Um Milhão de Cisternas, entidade criada pela  Articulação do Semiárido Brasileiro –ASA – Brasil,  é  responsável pelo assessoramento técnico às organizações executoras dos projetos nos 09 Estados do Nordeste  Brasileiro.



          O Programa de Convivência com o Semiárido desenvolvido pela ASA Brasil em parceria com diversas entidades, está mudando a realidade das famílias e das comunidades do Semiárido Brasileiro, levando não apenas obras (cisternas), mas conhecimento, organização, liberdade, autonomia, cultivando a cultura da solidariedade e o espírito de vida comunitária. Com essa ação as famílias atendidas têm garantido a segurança  alimentar e hídrica, mais tempo livre para fazer outras coisas como se dedicar mais ao trabalho da roça,  ao lazer, ao estudo,  já que o bem tão precioso e necessário está ao lado da casa e não precisam mais andar quilômetros em busca de água ou esperar pela água do carro pipa. 

Por Maria Aparecida Mafra
Articuladora Estadual da Cáritas Brasileira NE 2/CDPI 

Comentários

Postagens mais visitadas