CONVIVÊNCIA DOS SEMINARISTAS DA DIOCESE DE PALMEIRA DOS ÍNDIOS 2015 COM DOM DULCÊNIO FONTES DE MATOS



           A cada início de ano o Bispo diocesano de Palmeira dos Índios, Dom Dulcênio Fonte de Matos, se reúne com todos os seminaristas de sua Diocese para alguns dias de convivência, os quais antecedem a pastoral de férias desses jovens que caminham rumo ao sacerdócio. Esse evento é considerado uma maneira formativa complementar que possibilita a interação entre os seminaristas, que estudam em três seminários diferentes – São João Maria Vianney em Palmeira dos Índios, Nossa Senhora da Assunção em Maceió e Imaculada Conceição em Aracaju.
            Este ano a convivência foi realizada, entre os dias 2 e 5 de janeiro, na ‘Fazenda Bonito’, da família Lima, localizada no Município de Quebrangulo. De fato, o nome do lugar faz jus à sua beleza esplêndida, situada entre montes que lhe trazem afável frescor, e que proporcionam um cenário farto para contemplação e para realização de múltiplas atividades de lazer.

Seminaristas com o bispo na Fazenda Bonito em Quebrangulo


            Entre os diversos encantos e atrativos desfrutados por todos na fazenda destacam-se: o banho de piscina, a pesca no lago, o passeio a cavalo e o jogo de futebol no curral. Ademais, tudo se tornou mais harmônicos graças a acolhida calorosa tanto da família Lima, proprietária do lugar, como dos funcionários que lá trabalham, sem esquecer a assistência singular do Pe. Hélio, pároco da localidade., o que proporcionou verdadeira alegria e satisfação para cada um que participou desses momentos.
            Por outro lado, aconteceram também momentos de espiritualidade, que foram constituídos por  orações e pela celebração diária da Missa – tem destaque a Missa dominical que contou com a  participação de pessoas da Família Lima e dos funcionários da fazenda. Outro ponto que merece destaque, foi a conversa individual que Dom Dulcêncio teve com cada um dos seminaristas. Além do mais, houve, igualmente, as partilhas comunitárias diárias, nas quais se destacam o compartilhamento individual da experiência anual de cada formando, e do amigo secreto na última noite.
Dessa forma, os seminaristas, juntamente com o Bispo Diocesano, aproveitaram ao máximo as várias atrações do lugar e viveram de forma única o espírito de interação e partilha que são as finalidades essenciais do referido evento. Com isso, no dia 5, de manhã, teve fim a convivência na ‘Fazenda Bonito’ de onde todos se dirigiram à cidade de Batalha, sede do setor no qual se realizou a pastoral de férias, e onde aconteceu a Missa de envio para realização das atividades pastorais nesse setor.


Seminarista Ginaldo Alves Pereira

3º ano de Teologia 

Missa de envio na Paróquia Nossa Senhora da Penha em Batalha

Comentários

Postagens mais visitadas