REGIONAL NORDESTE 2 LANÇARÁ A CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2015 EM PALMEIRA DOS ÍNDIOS

     


          A partir do dia 18 de fevereiro, Quarta- Feira de Cinzas, a Igreja Católica iniciará oficialmente em todoo Brasil a Campanha da Fraternidade 2015. Com o tema “Fraternidade: Igreja e Sociedade”, a iniciativa tem como lema “Eu vim para servir” (cf. Mc 10,45), pretendendo estreitar o diálogo entre Igreja, poderes públicos e sociedade.
            Com a Campanha da Fraternidade, surge a oportunidade para mostrar a verdadeira função da Igreja Católica, que evangeliza e serve a sociedade, ajudando na solução dos inúmeros problemas sociais. A Igreja precisa estar em permanente diálogo com a sociedade, colocando-se na qualidade de samaritana, servidora.
            A Campanha da Fraternidade – realizada há 51 anos – busca sempre refletir temáticasrelevantes para a sociedade, com o fim de trazer lume às discussões e às problemáticas que afligem as pessoas mais vulneráveis e a toda sociedade.
            “Aprofundar, à luz do Evangelho, o diálogo e a colaboração entre Igreja e a sociedade, propostos pelo Concílio Ecumênico Vaticano II, como serviço ao povo brasileiro, para edificação do Reino de Deus”: eiso objetivo geral desta Campanha da Fraternidade 2015, estimulando-nos na continuidade do nosso ser Igreja atuante, participativa, consoladora, misericordiosa, servidora.
            Envolvido e movido por este apelo, o Nordeste 2 da CNBB (composto pelas arquidioceses e dioceses dos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas) escolheu a Diocese de Palmeira dos Índios para o lançamento oficial da Campanha da Fraternidade a nível regional. O evento em Palmeira dos Índios acontecerána sexta-feira, 20 de fevereiro, no Centro de Treinamento Pio XII, a partir das19h30min, com uma mesa redonda para aprofundar o tema da CF2015. Nesta mesma feita, haverátambém algumas apresentações culturais. No sábado, 21, no Ginásio de Esportes CAIC, às 09h00, ocorrerá o momento mais sublime do lançamento da Campanha, a celebração da Santa Missa, presidida pelo Arcebispo de Olinda e Recife e Presidente do Regional NE2, Dom Fernando Saburido, e concelebrada pelos bispos do nosso Regional, com a presença de inúmeros sacerdotes da nossa Diocese de Palmeira dos Índios e demais dioceses.
            Para que os leitores fiquem, desde já, por dentro do que será trabalhado nesta Campanha, transcrevo-lhes os seus objetivos específicos: “1) Fazer memória do caminho percorrido pela Igreja com a sociedade, identificar e compreender os principais desafios da situação atual; 2) Apresentar os valores espirituais do Reino de Deus e da doutrina Social da Igreja, como elementos autenticamente humanizantes; 3) Identificar as questões desafiadoras na evangelização da sociedade e estabelecer parâmetros e indicadores para a ação pastoral; 4) Aprofundar a compreensão da dignidade da pessoa, da integridade da criação, da cultura da paz, do espírito e do diálogo inter-religioso e intercultural, para superar as relações desumanas e violentas; 5) Buscar novos métodos, atitudes e linguagens na missão da Igreja de Cristo e levar a Boa Nova a cada pessoa, família e sociedade;6) Atuar profeticamente, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, para o desenvolvimento integral da pessoa e na construção de uma sociedade justa e solidária” (cf. Texto-base da Campanha da Fraternidade 2015, p. 10).
            O Cartaz desta CF esboça um gesto mui significativo: o Lava-Pés. Transcrevo a explicação trazida pelo Manual da Campanha da Fraternidade 2015: “Retrata o Papa Francisco lavando os pés de um fiel na Quinta-feira Santa de 2014. A Igreja atualiza o gesto de Jesus Cristo ao lavar os pés de seus discípulos. O lava-pés é expressão de amor capaz de levar a pessoa a entregar sua vida pelo outro. É com este amor que todo ser humano é amado por Deus em Jesus Cristo. Ao entregar-se à morte na cruz e ressuscitar, como celebramos na Páscoa, Jesus leva em plenitude o ‘Eu vim para servir’ (cf Mc. 10,45)” (Manual da CF 2015, p. 406).
          Sempre a Igreja Católica no Brasil, através de suas comunidades, participa das alegrias e tristezas do povo brasileiro. O Concílio Vaticano II veio ajudar a iluminar a missão evangelizadora da Igreja: evangelizar pelo testemunho, dialogando com as pessoas e a sociedade. No diálogo, a Igreja põe-se a serviço de todas os homens. Ao servir, ela participa da construção de uma sociedade justa, fraterna, solidária e pacífica. No serviço, ela edifica o Reino de Deus.
        Após fazer esta síntese, tentando-lhes esclarecer acercada Campanha da Fraternidade de 2015, como Pastor Diocesano, conclamo os sacerdotes, religiosos, religiosas e todo Povo de Deus, espalhados em nossas comunidades paroquias de todo o território de nossa Diocese, para que se façam presentes neste grande evento que ficará na historia da nossa Igreja particular de Palmeira dos Índios. Para maior glória de Deus, conto com sua presença, especialmente na Santa Missa do sábado, 21, pela manhã. Até lá!




Dom Dulcênio Fontes de Matos

Bispo de Palmeira dos Índios

Comentários