PROJETO CISTERNAS NAS ESCOLAS CHEGA EM SETE MUNICÍPIOS DO SERTÃO DE ALAGOAS


Sete Municípios do Sertão de Alagoas estão sendo beneficiados com o projeto Cisternas nas Escolas: Monteirópolis, Pão de Açúcar, São José da Tapera, Senador Rui Palmeira, Inhapi, Mata Grande e Pariconha, com o objetivo de proporcionar o acesso a água de qualidade para consumo humano nas Escolas Rurais; Capacitar Professores/as das Escolas do Campo em Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido; Capacitar as Comunidades Escolares em gestão de Recursos Hídricos e implementar 83 tecnologias sociais através da construção de cisternas com capacidade de armazenamento de 52 mil litros cúbicos de água nas escolas que não dispõem de estrutura hídrica.
A Cáritas Diocesana de Palmeira dos Índios, entidade responsável pela execução do Projeto nos municípios citados, realizou no dia 05/03, em Santana do Ipanema o lançamento do Projeto em um evento programado especificamente para este fim.  Para viabilizar este momento a equipe técnica do Projeto juntamente com a diretoria da Cáritas visitou em cada município os atores sociais locais sensibilizando-os para participarem do evento o qual seria também, espaço de fechamento de acordos e compromissos.
O evento contou com a participação entre outros de representantes dos gestores públicos municipais, do Bispo Diocesano Dom Dulcênio Fontes de Matos, presidente de honra da Cáritas, do Padre Clejean, Pároco da Paróquia de São Cristóvão, apoiando e acolhendo o evento no Centro Bíblico; das Comissões Municipais da Articulação do Semiárido de Alagoas, a representante legal da Entidade, a equipe técnica do projeto e Agentes Cáritas. O Centro de Desenvolvimento Comunitário de Maravilha, (CDECMA), o CACTUS e o NUDEC que juntos com a Cáritas, e mais 07 entidades compõem a coordenação estadual da ASA –AL.
A Farinhada, cantada por José Hélio, agente da Cáritas chamou os participantes para se apresentarem. Dom Dulcênio, na sua fala destacou a importância do trabalho que a Cáritas como Igreja desenvolve no território da Diocese, encerrando sua fala com a oração do Pai Nosso e abençoando a todos. Maria Mafra, articuladora estadual da Cáritas Brasileira NE 2 e voluntária da Cáritas Diocesana fez uma exposição sobre a Cáritas. As ações de convivência com o semiárido da ASA na região foi feita pelo companheiro Albani, do CDECMA, representando a ASA Estadual; Luiz Otávio, coordenador técnico do projeto apresentou de forma sucinta, porém clara os objetivos do projeto, a demanda qualificada das escolas apresentadas por cada secretaria de educação, o cronograma de execução, definindo-se o início das implementações pelos municípios que apresentaram maior demanda de cisternas.
O projeto Cisternas nas Escolas é mais uma iniciativa da Articulação do Semiárido Brasileiro, que em parceria com o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome vem mudando a realidade de milhares de famílias do semiárido brasileiro através da implementação dos projetos de acesso à infraestrutura hídrica de captação e armazenamento de água para consumo humano e para a produção de alimentos nas comunidades rurais.

Por Maria Aparecida Mafra-

Articuladora Estadual da Cáritas Brasileira NE 2/CDPI






Comentários

Postagens mais visitadas