ENCONTRO DIOCESANO DAS PASTORAIS SOCIAIS


Sob a coordenação do Conselho Diocesano do Laicato da Diocese de Palmeira dos Índios, aconteceu o Encontro das Pastorais Sociais e Movimentos de Evangelização. O encontro faz parte de uma programação do Setor de Pastoral Social, do Conselho Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB do Regional Nordeste II, o qual pretende ao final das visitas às dioceses do Regional promover a reestruturação do Setor. Para isto, Assessores do Setor de Pastoral Social NE2 estão participando de encontros Diocesanos, fazendo um processo de escuta das Pastorais e Movimentos de forma a contribuir para a reestruturação do setor regional a partir da realidade e clamores das dioceses.
O Encontro contou com a participação do Pastor Diocesano, Dom Dulcênio, que se mostrou muito feliz em ver que as “pastorais sociais caminham em comunhão com a Igreja, pois como igreja precisa valorizar e vivenciar a mística que é o que sustenta a caminhda e o serviço pastoral/social. As pastorais sociais não podem e não devem agir independentes da Igreja. A participação na Santa Eucaristia fortalece a caminhada de fé e em consequência estimula para o serviço ao próximo. Não podemos aceitar que irmãos passem privacidade, não podemos aceitar que pessoas passem fome”.
“Eu vim para que todos tenham vida e vida em plenitude” disse Jesus.  Todos os povos, raças e etnias devem ser olhados pela igreja. Superar as limitações humanas e financeiras. Pastorais, movimentos, leigos que fazem o trabalho formiguinha, tudo vem trazer a promoção humana...
O Encontro aconteceu no último dia 30 de maio, no Centro Paroquial de São Sebastião em Palmeira dos Índios, e contou com a participação de lideranças/coordenações diocesanas das Pastorais Sociais e Movimentos de Evangelização. Para contribuir com as reflexões contou – se com a participação do Consultor do Setor de Pastoral Social NE II o sr. Nivaldo, o qual apresentou o projeto de Reestruturação do Setor e conduziu os trabalhos durante todo o dia.
Os participantes expuseram suas preocupações e anseios para o fortalecimento da Ação Social na Diocese: Coordenação de formação para cada área; Fortalecer os leigos nas comunidades; Encontros formativos durante o ano; Estudar os documentos da igreja; Criar a pastoral indígena; Visita pastoral do Bispo às Aldeias de Palmeira dos Índios; Fortalecer as Comunidades Eclesiais de Base – CEB’S; realizar a assembleia dos leigos; realizar encontro de análise de conjuntura social, econômica, política e eclesial de Alagoas; Trabalho com a juventude; Grito dos Excluídos; Fortalecer a Escola Diocesana de Fé e Política;  realizar Encontro Diocesano das Pastorais Sociais no dia 03 de outubro; Fortalecer a articulação das pastorais com o conselho de leigos;  ampliar a rede de comunicação.


Por Maria Mafra- Articuladora Estadual NE II-CDPI



Comentários

Postagens mais visitadas