CÁRITAS PROMOVE ESCOLA DIOCESANA FÉ E POLÍTICA MANINHA XUKURU KARIRI


Num clima de alegria e compromisso realizamos, nos dias 18 e 19 de julho, o primeiro módulo da Escola Diocesana de Fé e Política Maninha Xukuru - Kariri edição 2015.
O estudo se deu com abordagem sobre a Campanha da Fraternidade 2015, Contextualização da Escola e o Conceito de Fé e Política. Tivemos como facilitadores deste módulo Rita de Assis Costa e Jefferson Souza e Cliane Araújo que contribuiu com algumas dinâmicas de integração.
A metodologia de Educação Popular: VER, JULGAR, AGIR e Celebrar, proporcionando a troca de saberes entre os participantes e os facilitadores.
O segundo dia do encontro iniciou com a Celebração Eucarística, animada pelo grupo de canto da Cáritas Paroquial seguida de um café partilhado reunindo os alunos/as da turma 2015 e ex- alunos/as das turmas de 2011, 2012, 2014 os quais foram presenteados com os certificados de conclusão do curso.
A certificação aconteceu num momento solene com depoimentos feitos pelos oradores das turmas e da mesa formada para este fim: participaram da mesa representante do Conselho Diocesano de Leigos/as, Coordenação da Escola, Setor Pastoral Social NE2, Coordenação da Escola Regional Padre Humberto Plummen, Cáritas Diocesana de Penedo, Cáritas Arquidiocesana de Maceió e a Cáritas de Palmeira dos Índios e lideranças da Paróquia São Sebastião de Palmeira dos Índios que acolheu a Escola.
A reflexão sobre o texto: Como seria a Parábola do “Bom Samaritano” hoje em dia ... contribuiu para a construção do perfil do/a aluno/a da Escola, ficando José Matias Irmão, ex-aluno, responsável para sistematizar este perfil e que será como um Código de Ética dos/as alunos/as da Escola Diocesana Fé e Política Maninha Xukuru Kariri.

Por Rita de Assis Costa e Maria Aparecida Mafra –

Cáritas Diocesana de Palmeira dos Índios









Comentários