CAMPANHA MISSIONÁRIA 2015: MISSÃO É SERVIR


De toda a população do mundo, 70% não conhecem a Cristo, 27% precisa de nova evangelização, pois a semente caiu em terreno pedregoso, cheio de espinhos, ou mesmo alguns desses se entristeceram com algo que fizemos, ou que deixamos de fazer, sobra apenas 3% que são os que estão nas nossas comunidades/paróquias. É importante pensar no quanto da nossa vida dedicamos a cada uma dessas pessoas! Dedicamos 99% da nossa vida e do nosso tempo aos que já estão na paróquia/comunidade (e o pior, é que muitas vezes não os preparamos para serem missionários e assim alcançar todos os outros que não conhecem a cristo, ou mesmo precisam de nova evangelização) e esse 1% de nossa energia que sobra as vezes dedicamos aos 27% que precisam de nova evangelização. Daí surge a pergunta quanto da nossa vida dedicamos aos 70% que não conhecem a Cristo? Ou mesmo os 27%que precisam ser evangelizados novamente? QUASE NADA, mas trago algumas sugestões: a nossa oração diária pelos povos e missionários e a nossa solidariedade concreta através da coleta e novena missionária.
O mês de outubro é, para a Igreja, o período no qual são intensificadas as iniciativas de animação e cooperação em prol das Missões em todo o mundo. O objetivo é sensibilizar, despertar vocações missionárias, bem como realizar a Coleta no Dia Mundial das Missões, penúltimo domingo de outubro (este ano dias 17 e 18) onde todo o dinheiro arrecado irá manter missionários, escolas, orfanatos, hospitais, auxilio a países em situação de tragédia além de projetos missionários no mundo todo.
Para animar o mês missionário contamos com a Campanha Missionária que este ano vem como o tema “Missão é servir”. Com isso destacamos a essência da mensagem de Jesus. Ele veio “para servir” (cf. Mc 10,45). Diante da tentação do poder Jesus dá uma grande lição: “Quem quiser ser o primeiro, seja o servo de todos” (Mc 10,44). Essa sabedoria é o lema da Campanha e nos lembra que, diante da tentação do poder e do prestígio, a Missão do cristão é serviço, entrega e doação. E com a Campanha Missionária somos convidados a alargar os horizontes do nosso serviço até os confins do mundo. O material já se encontra nas paróquias e conta com uma novena que junto aos vídeos de testemunhos para cada dia, trazem um novo olhar sobre o que é missão e a quem dedica sua vida para que Cristo seja conhecido e amado.

Para entendermos a nossa natureza missionária vamos aprender com o papa Francisco:

“A dimensão missionária - afirma o papa Francisco - que pertence à própria natureza da Igreja”, tem sua origem em Deus que se revela na pessoa de Jesus Cristo, seu Filho enviado. Seguindo Cristo, que tanto em sua natureza divina quando na humana transborda, sai de si, pelo grande amor que tem por toda a humanidade, a Igreja permanece fiel a “uma missão verdadeira”. Por isso, ela convoca as mulheres e homens que O seguem a assumirem plenamente esse mesmo caráter missionário, não como “proselitismo ou mera estratégia”, mas como base para todo ser cristão. Isso porque “a missão faz parte da gramática da fé” e é algo “imprescindível para quem escuta a voz do Espírito que sussurra vem e vai. Quem segue Cristo se torna missionário e sabe que Jesus «caminha com ele, fala com ele e respira com ele. Sente Jesus vivo junto com ele no compromisso missionário» (EG, 266)”.
O papa recorda ainda que o encontro com Jesus é fundamental para assumir a missão. “A missão é ter paixão por Jesus Cristo e ao mesmo tempo paixão pelas pessoas”. É por esse motivo que Jesus convoca todos à ternura a partir do seu próprio “coração transpassado e se estende a todo o povo de Deus e a toda a humanidade”. Assim, compreende-se que a atividade missionária da Igreja, que é antes de tudo a realização do amor, acontece a partir de dois encontros: com o próprio Jesus e com as pessoas.
Como exigência para a missão, Francisco ressalta o “dom total de si mesmo”. A partir da entrega confiante, característica de quem ama. Deus quer “servir-se de nós para chegar cada vez mais perto de seu povo amado (cf. EG 268) e de todos aqueles que O procuram de coração sincero”.

Nossa Caminhada Missionária em Alagoas:

Graças a Deus e ao apelo enfático do papa a uma Igreja Missionária, estamos dando passos muito significativos através do incentivo do episcopado e do clero que motivam os grupos, pastorais e expressões a saírem da sala de reunião e ir ao encontro de “Cristo na Pessoa do Outro”. A vida religiosa presente no nosso estado traz consigo a entrega total a pessoa de Cristo através do serviço Ad vitam (pela vida inteira), e a cada dia surgem vocações missionárias no nosso estado, inclusive eu e alguns jovens alagoanos já nos preparamos para a missão Ad gentes.
Os grupos de Infância, Adolescência e Juventude Missionária por terem o carisma “Missão Universal” já vêm promovendo a campanha nas paróquias onde estão presentes, através da realização da novena missionária, da oração diária pelos missionários e pessoas no mundo inteiro, dos cofrinhos em que fruto do sacrifício, levam a contribuição financeira que ajuda a todos os povos.
Vale ressaltar também as experiências missionárias animadas pelas Juventude Missionária (Missões Jovens), Santas Missões populares, Paróquias e dioceses do estado, que motivam as comunidades ao estado permanente de missão.
Com muita alegria temos um desafio a superar em nossas paróquias “mobilizar todos os grupos (movimentos, expressões, organismos) tanto da matriz quanto das comunidades, a realizarem a novena missionária e Campanha Missionária”, uma vez que é necessário somarmos forças, assumirmos nossa corresponsabilidade com a missão no mundo inteiro (Ad gentes) e não apenas no nosso redil (nossas comunidades), pois, esta é uma das 3 Campanhas da Igreja e nós somos a Igreja Católica (Universal), ou seja uma igreja para todos e não apenas para um grupo restrito a nosso território.

Devemos encarar a missão que cristo nos confia como humilde ousadia

É importante reaprender com o evangelho de Mateus 28,19-21 onde Cristo nos manda: “Ide, fazei discípulos todos os povos, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinai-os a observar tudo o que vos ordenei; eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo”. Assim ressaltando que nossa responsabilidade não é apenas paroquial ou na comunidade que estou inserido, mas sim para com todos e em todos os lugares.
O Bispo, os Padres, os Religiosos e Consagrados e também nós leigos, somos responsáveis em praticar a solidariedade concreta com os povos do mundo inteiro, e é sempre bom lembrar o documento de Puebla “Sabemos que nossas dioceses (paróquias) precisam de missionários, mas devemos dar de nossa pobreza”, seja enviando missionários, seja com nossas orações, ou colaborando fisicamente e materialmente com os que mais necessitam, É CHEGADA A HORA.



Dicas para animar o mês missionário em seu grupo ou paróquia

·         Planejar junto à comunidade e pároco um cronograma de atividades missionárias (atividades estas que possam ser executadas por todos os grupos caso possível)  sobretudo em comunidades que precisem de maior atenção devido a sua realidade;
·         Pegar com o padre o material da novena missionária ou baixa-lo no site da arquidiocese e fazê-la no grupo que participa ou em setores da comunidade onde está inserido;
·         Marcar um dia ou final de semana de visitas missionárias (esta atividade pode ser paroquial ou do grupo dependendo da maneira como se organiza, vale ressaltar que com essa atividade se detecta doentes que precisam de comunhão, pessoas interessadas no sacramento do batismo, matrimônio, etc.);
·         Ao final das missas no mês de outubro sempre motivar a comunidade a rezar pelos missionários e pelos povos do mundo inteiro, sobretudo os que mais sofrem;
·         Sensibilizar a comunidade após as missas através de vídeos, encenações, testemunhos, entrega dos envelopes da Campanha em especial nos dias 10 e 11/10 para que no final de semana seguinte 17 e 18 de outubro as pessoas possam trazer sua colaboração para a missão universal através da Coleta
·         Celebrar a missa nos dias 17 e 18/10 em intenção pelos povos, lembrando a comunidade que a coleta daquele dia se destina aos trabalhos missionários realizados no mundo;
·         Fazer uma caminhada missionária;
·         Tudo aquilo que sensibilize as comunidades a serem missionárias, e que esteja acordado e aprovado pelo pároco;

Procure o padre na sua paróquia/comunidade, peça os materiais da Campanha Missionária, se não tiver o suficiente, entre no site das POM (www.pom.org.br) e lá você encontrará para baixar os materiais (Novena Missionária em PDF, vídeos com testemunhos, cartaz, oração dos fiéis). Vamos juntos, pois, como “Igreja Missionária” não podemos ser indiferentes àqueles que estão ao nosso redor ou aqueles que estão do outro lado do mundo.

Não esqueçamos de colocar em nossas orações os povos do mundo inteiro sobretudo os que mais sofrem.

LUCAS FERRO BRITO
COORDENADOR ESTADUAL DA PONTIFÍCIA
OBRA DA PROPAGAÇÃO DA FÉ






Comentários

Postagens mais visitadas