CÁRITAS BRASILEIRA REGIONAL NE2 REALIZA 3º ENCONTRO ESTADUAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA


Com o tema: “Perspectivas e desafios da Economia Solidária em Alagoas” e iluminados pela experiência das primeiras comunidades Cristãs: “...Partilhavam o que tinham. Não havia necessitados entre eles” (Atos, 2, 45), a Cáritas Brasileira Regional NE2 em parceria com a Cáritas Diocesana de Palmeira dos Índios, realizaram nos dias 20 e 21 de outubro, no Centro de Treinamento  PIO XII, em Palmeira dos Índios- AL, o   3º Encontro Estadual de Economia Popular Solidária.
No primeiro dia do evento, após a mística de abertura e apresentação dos participantes, aconteceu o painel temático com exposição sobre a insegurança alimentar e nutricional em Alagoas apresentada pela Professora Drª Wanda Hirai da UFAL, Desafios do CONSEA – Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional de Alagoas –, contribuição trazida pela Maria Eunice de Jesus, atual presidente do CONSEA-AL. Experiências de Economia Solidária da Cáritas Brasileira Regional NE2 apresentada pela agente Cáritas NE 2 e Educadora do CFES – Centro de Formação em Economia Solidária Rosana Pontes; Bancos Comunitários de Sementes – Estratégias de Economia Solidária no enfrentamento da fome e da pobreza rural, experiência apresentada pela Srª Maria Luzineide da COPPABAS- Cooperativa de Bancos Comunitários do Sertão de Alagoas e a experiência da Incubadora de Economia Solidária da UFAL (UNITRABALHO) feita pelo estagiário da UNITRABALHO,  Martone Moura.
À noite, o momento foi de exposição, troca, compra e venda dos produtos da economia solidária e confraternização, proporcionando a integração dos empreendimentos e dos agentes Cáritas.
No segundo dia do evento, após a mística, Maria Mafra falou sobre o Projeto 10 milhões de Estrelas, destacando o objetivo e o tema desse ano que, em comunhão com a CNBB, a Cáritas Brasileira propõe que essa rede de luz provoque a “solidariedade, formando uma verdadeira constelação humana, pela Paz e contra a fome e a pobreza extrema. E a proposta de Cáritas Brasileira de elaboração de um Plano Decenal de Convivência com o semiárido, o qual está em construção e deverá ser apresentado para validação no 5º Congresso Nacional da CB em 2016.
Os trabalhos em grupos de artesãos, agricultores/as, catadoras, apicultores/Fundos Solidários apresentaram propostas de continuidade das ações da Cáritas junto aos empreendimentos a serem inseridas no planejamento de 2016.
O Encontro reuniu 55 pessoas, entre lideranças dos empreendimentos rurais e urbanos de treze municípios do Alto e Médio Sertão, Bacia Leiteira, Agreste e Região Metropolitana de Maceió. Técnicos, agentes Cáritas, parceiros e acadêmicos/as trouxeram suas contribuições para o painel. Representantes da Cáritas Arquidiocesana de Maceió, as diocesanas de Palmeira dos Índios e Penedo e o Coordenador Regional do Programa de Economia Popular Solidária da Cáritas NE 2 e a Educadora de Fundos Solidários Rosana estiveram presentes contribuindo nas reflexões. A mística de envio foi iluminada pela luz das velas do 10 MILHÕES DE ESTRELAS, o congraçamento dos participantes que satisfeitos agradeceram à Cáritas por mais essa oportunidade de  formação/informação  e integração entre os empreendimentos.

Por Maria Aparecida Mafra – Assessora da Cáritas Regional NE 2/CDPI

Fotos: Coletivo Macambira e Aberaldo Jonas de Carvalho - CDPI











Comentários

Postagens mais visitadas