SEMANA NACIONAL DA SOLIDARIEDADE


Tema: “Nunca mais a violência, nunca mais a guerra”
08 a 12 de novembro de 2015

A Cáritas Brasileira, organismo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), promove todos os anos a Semana da Solidariedade. São dias de celebração pelo aniversário da organização, em que a rede, por meio de seus/suas agentes por todo o país, empenha-se em dar visibilidade às múltiplas ações realizadas na garantia dos direitos das pessoas.
Em 2015, quando a Cáritas Brasileira completa 59 anos, a Semana da Solidariedade acontece de 08 a 12 de novembro. Este período tem o objetivo de apresentar à sociedade denúncias de violação dos direitos da juventude, fortalecendo e pautando o debate social e político em torno das violências e das possibilidades de superação dessa realidade.
A mobilização para as denúncias das violências sofridas pelas juventudes deve apresentar os elementos fundamentais da vida ameaçada e exterminada.
Os índices de violência contra as juventudes crescem e, com isto, cresce o sentimento alimentado pela ideologia do terrorismo, apresentando a outra pessoa como inimiga para o seu local de moradia, o país, família, grupo ou etnia a que pertence.
Assim como, desde o bairro ou a periferia em que vive ou, então, desde os grupos dos quais participam as juventudes precisam ser conhecidas como sujeitos de direitos, e restituem nesse seu tempo, as responsabilidades coletivas que assumem como sujeitos importantes para um povo.
Vamos somar as forças de solidariedades para vivenciar a Semana da Solidariedade com gestos concretos para a superação da violência.

SUGESTÃO DE ATIVIDADES

Os jogos e esportes coletivos devem ser espaços de viver lúdico e colaborativo. Nessas práticas, pode-se experienciar a cooperação, rompendo com o individualismo, sendo também espaço para estimular a criatividade, o diálogo e apoio coletivo, confiança, mediação, resolução de problemas e o desejo de realização.
Sugestões: queimada, amarelinha, campeonatos esportivos, trilha ecológica, pique esconde, bandeirinha, garrafão, batalhas de break, vôlei, futebol feminino, pular corda, elástico, danças de roda, gincana, jogral, bete, pipa, biloca, mímica.

Comentários

Postagens mais visitadas