Convivência e pastoral de férias 2016

Fazenda Bonito-Quebrangulo 

“Vinde e vede como é bom, como é suave os irmãos viverem juntos bem unidos” (Sl 132,1)

Depois de um ano letivo repleto de estudos, lapidações pessoais e aprofundamento espiritual, os seminaristas da Diocese de Palmeira dos Índios costumam se reunir juntamente com o Bispo, Dom Dulcênio Fontes de Matos, a fim de partilhar as alegrias e fadigas recolhidas ao longo da caminhada.

Santa Missa

 
Concluintes da Teologia 2016

Neste ano não foi diferente dos outros anos, desde que Dom Dulcênio assumiu o governo da Diocese. Após a festa da padroeira da Catedral, Nossa Senhora do Amparo, o Bispo e os seminaristas se reservaram em um lugar à parte na intenção de confabular acerca da vocação de cada um e dedicarem-se um pouco mais à oração, no interstício que compreende o dia 02 a 05 de janeiro.
A convivência aconteceu na casa sede da Fazenda Bonito no município de Quebrangulo, pertencente à família Lima, que amorosamente já recebe os seminaristas há dois anos. Além dos momentos de oração e conversa pessoal com o Bispo, é um momento muito propício para uma maior integração e conhecimento entre os seminaristas que estudam em seminários distintos. A integração dos mesmos é prenúncio de uma autêntica colegialidade do clero futuro. Sem dúvidas, estes momentos de confraternização e harmonia, marcam permanentemente a vida de todos.
Diáconos ordenados em 2014

 
Missa de Envio em Santana do Ipanema

Do mesmo modo, é também costume acontecer a Pastoral de Férias. Esta, é um período de quinze dias em que o seminarista é designado para uma comunidade e lá realizar trabalhos de pastoral a fim de conhecer a realidade paroquial e da Diocese na qual está imerso.
A pastoral de férias deste ano acontece no Setor Santana. Deste modo, a Missa de envio foi celebrada na Capela da Sagrada Família, paróquia de Senhora Sant’Ana em Santana do Ipanema, no dia 05 de janeiro.
A preocupação de Dom Dulcênio pelos seminaristas é externada pela proximidade com a vocação de todos e cada um, bem como pela O.V.S. (Obra das Vocações Sacerdotais) que com muito esforço tem sustentado os estudos de todos.
Adjetivos plausíveis e afetivos são cabíveis ao Bispo e às pessoas que contribuem com a O.V.S., por não deixarem os seminários, coração de cada Diocese, e os seminaristas, futuros servidores de Deus e do povo, no acaso do tempo; mas, sobretudo, por confiarem na Providência, que vem de Deus, agindo no tempo e na história.

Sem. Walter
3º Ano de Teologia







Comentários

Postagens mais visitadas