Igreja Catedral, em festa, celebra a Senhora do Amparo




Com grande jubilo e em intensa alegria a paroquia de Nossa Senhora do Amparo, Catedral desta diocese, celebrou a festa de sua padroeira em comunhão com santa Igreja de Deus, quando universalmente celebrava-se o mistério do Natal de Nosso Senhor Jesus, segundo a carne.Em uma noite festiva a comunidade indígena desta cidade de Palmeira dos Índios foi a primeira a render louvores nos festejos a Virgem Mãe de Deus, numa vibrante procissão os índios conduziram a imagem peregrina da Senhora do Amparo, que esteve junto a eles, nas aldeias que compõe este território paroquial, até a Igreja Catedral. Neste dia, 23 de dezembro de 2015, também todo o povo de Deus manifestou sua devoção a Virgem Mãe de Deus numa procissão motorizada que percorreu todas as demais paroquias da cidade. Após a chegada das imagens de Nossa Senhora, presidiu a Eucaristia Dom Antônio Muniz, arcebispo metropolitano de Maceió, que em sua pregação refletiu sobre a redenção operada pelo menino Deus que veio ao mundo, se irmanando aos homens, para salva-los todos, mesmo os mais pecadores. Assim foi aberto o novenário, que se seguiu com a presença de vários padres.

 


Celebrando a Noite Santa do Natal do Senhor, presidiu a Eucaristia Dom Dulcênio Fontes, bispo desta diocese. Numerosa parcela do povo de Deus fez-se presente para a tradicional Missa do Galo. Exercendo sua função de pastor, o bispo trouxe a luz o mistério da encarnação do Verbo de Deus que toca a baixeza dos homens para salva-los, recordando que a obra da Salvação se dá em cada homem, quando o Menino de Belém encontra em seus corações uma manjedoura onde reclinar-se.
Para terminar o ano de 2015 o povo de Deus desta paroquia reuniu-se no pátio da Igreja Catedral para passar os últimos momentos do ano que terminará diante d’Aquele que é o Senhor do tempo. Terminada a adoração ao Santíssimo Sacramento, nas primeiras horas de 2016 celebrou-se a primeira missa do ano. Em sua homilia Dom Dulcênio fez uma profunda reflexão sobre a indiferença em que os homens de nosso tempo estão mergulhados, convidando a que neste ano que se inicia deixemos todas as formas de indiferença passando ao amor.

                     

No primeiro dia deste ano de 2016 findava-se a festa em honra a Nossa Senhora do Amparo, numa grandiosa concelebração presidida pelo bispo diocesano. Na mesma celebração, para a honra do nome de Deus, quatro seminaristas de nossa diocese receberam a ordem menor de leitor, mais um passo em suas caminhadas rumo ao sacerdócio. Terminada a celebração eucarística toda a assembleia seguiu em procissão pelas ruas da cidade com a imagem de sua gloriosa padroeira, Maria Santíssima. Cantando louvores a Maria, Sempre Virgem, em adoração a seu Divino Filho, Jesus, o povo caminhava seguindo a cruz de Cristo e seu pastor diocesano. Com a benção do Santíssimo Sacramento findou-se a procissão.


Rogamos a Virgem do Amparo, Mãe de Deus e Senhora desta diocese, que continue rogando por nós, seus filhos, que durante todo este ano e por toda nossa vida, valha-nos em nossas necessidades, apresentando a Jesus estes seus pobres devotos. Que olhe com carinho para este povo sofrido e conceda a todos a graça de estar, um dia, no céu.

Seminarista Luiz Júnio Ferreira de Couto 
3º Ano de Filosofia



Comentários