ABERTURA DA PORTA SANTA EM DELMIRO GOUVEIA

         No dia 19 de Fevereiro de 2016, a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, em Delmiro Gouveia, foi elevada a Santuário devido as comemorações do Ano Santo da Misericórdia. A Celebração Eucarística foi realizada na Matriz com a presença de mais de 3.000 fieis e Dom Dulcênio Fontes de Matos, Bispo Diocesano, conduziu a Solenidade levando o povo de Deus das nove paróquias do Setor Delmiro a uma profunda mística e vivência da fé.
Abençoando e abrindo a Porta Santa do então criado Santuário de Nossa Senhora do Rosário, Dom Dulcênio conduziu o povo a contemplar o rosto de Jesus. “Os nossos julgamentos, as nossas más inclinações não podem ficar guardados em nossos corações” nos exortou em sua homilia o Bispo Diocesano fazendo-nos refletir sobre como a misericórdia de Deus deve agir em nós. O Ano Jubilar irá nos moldar para nos tornarmos constantes no amor. Lembremo-nos do que o Senhor Jesus nos diz: “Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão e, depois, vem e apresenta a tua oferta” (Mt 5,24).
“Como seria bom se cada um pudesse fazer chover a misericórdia de Deus nas terras secas dos nossos corações, para que a nova porta do Santuário pudesse sempre se abrir a uma nova vida” falou ainda Dom Dulcênio, elevando aassembleia a um momento de contemplação.
Finalizando a sua homilia, Dom Dulcênio mostrou que o Ano Santo servirá para curar as nossas feridas (pecados), que já estão expostas em nossas almas (carne) e que esse é um momento em que Deus fala conosco, mesmo tentando fugir d’Ele (como Adão), Ele nos busca; nos presenteia com Maria, a mulher que nos deu a Porta Santa, que é Jesus; nos dá os Santos e Santas das nossas Paróquias como exemplo de vida a ser seguido.
        Enfim, a pergunta para esse ano é: “Qual o caminho a seguir para se viver a misericórdia? Não viva de palavras, disse o Pastor Diocesano, mas viva a Palavra, pratique-a e tudo dará certo”.





Comentários