COLETA DA SEXTA-FEIRA SANTA



Nossa Saudação de Paz e Bem!

“Neste Ano Jubilar somos, mais do que nunca, exortados a demonstrar a nossa misericórdia e proximidade para com os nossos irmãos do Oriente Médio”.

 Esta é a exortação contida na mensagem para a Coleta da Sexta-feira Santa, divulgada pela Congregação para as Igrejas Orientais neste ano de 2016, e é justamente com a mesma que iniciamos nossa carta anual de animação à realização da Coleta da Sexta-feira Santa, num espírito de comunhão e solidariedade com todos os nossos irmãos de fé que vivem e testemunham Jesus Cristo no Oriente Médio.

Certa feita, o Prefeito da Congregação para as Igrejas Orientais, Cardeal Leonardo Sandri, ressaltou que “a Coleta é a principal fonte de ajuda às comunidades católicas da Terra Santa, como o Patriarcado Latino de Jerusalém, a Custódia Franciscana da Terra Santa (responsável pela manutenção e animação dos principais santuários), além das comunidades greco-melquita, copta, maronita, síria, caldeia e armênia, junto com as famílias religiosas e organizações de todos os tipos que, graças à coleta, receberão apoio para estarem próximas aos pobres e aos sofredores sem distinção de credo ou etnia".

Nós cristãos do mundo todo, somos “devedores” daqueles que partiram da Terra Santa para levarem a fé a todo o mundo e “devedores para com aqueles que ali ficaram, apesar dos conflitos que sempre os martirizaram, testemunhando a fé”.

Hoje, a Custódia da Terra Santa mantém sua presença em oito países: Israel, Palestina, Líbano, Síria, Chipre, Grécia, Jordânia e Egito. Conta com cerca 300 frades oriundos de 35 países que, com a ajuda de sacerdotes, religiosos(as) e voluntários, realizam sua missão na manutenção e animação dos principais Santuários e de 29 paróquias; mantém 16 escolas com mais de 10.000 alunos (estas representam importantes espaços de formação para o desenvolvimento de uma cultura de paz entre as três principais religiões); 5 Casas para a hospedagem de peregrinos; 3 lares para terceira idade e 2 orfanatos. Nestes tempos de dificuldades a Custódia, como também o Patriarcado Latino, tem fornecido moradia a centenas de famílias cristãs num contínuo esforço para evitar o êxodo dos mesmos. Em nível cultural, científico e ecumênico, se mantém o Studium Biblicmum Franciscanum, o Instituto Teológico de Jerusalém, a editora Franciscan Printing Press, o Centro de Estudos Cristãos Orientais no Cairo, o Christian Média Center e uma especial Assistência Espiritual aos peregrinos.

Todas estas atividades são possíveis somente com o apoio e a generosidade dos católicos do mundo todo visto que no Oriente Médio, os Cristãos representam uma minoria da população e, por vezes, são vitimas de preconceito e de exclusão.
Assim como Paulo exortava as comunidades a prestarem ajuda aos cristãos de Jerusalém que passavam por dificuldades, (cf. Rm. 15,26; Gl. 2,10) também nós hoje devemos expressar nossa solidariedade para com aqueles nossos irmãos que mais sofrem, sobretudo os cristãos que estão vivenciando a interminável guerra na Síria, onde os mesmos tem sido as principais vítimas dos diversos grupos que ali estão aterrorizando a vida humana.

Agradecemos desde já vossa imprescindível colaboração na divulgação e realização da Coleta para que possamos continuar nossa presença e missão da Terra Santa, não somente cuidando, zelando e animando liturgicamente os santuários mas, sobretudo, estando ao lado das pedras vivas, as comunidades cristãs, que ali testemunham a fé em Jesus Cristo em meio a tantas adversidades de perseguições.

Finalizando, rogamos vossas orações para com todos aqueles e aquelas que consagram suas vidas na missão na Terra Santa e, desde já, agradecendo a realização da Coleta da Sexta-feira Santa deste ano. A coleta do ano de 2015 rendeu um total de R$ 448.150,48, já descontados os 10% para as Igrejas Orientais os quais foram enviados à Nunciatura Apostólica. Todo o montante já foi enviado à Custódia da Terra Santa e esta enviará seu relatório financeiro à Santa Sé. Relembramos ainda nossa conta no Banco do Brasil para a qual deve ser enviada a coleta de 2016 e outras doações em favor da Terra Santa. Banco do Brasil - Província Franciscana de Santo Antônio, Terra Santa, Agência 1839-2, Conta Corrente 148.725-6.

Que este tempo da quaresma nos conduza a um profundo encontro com o Cristo Ressuscitado e agradecidos estamos com todo o vosso empenho e dedicação em favor da Terra Santa e das Igrejas Orientais.


FREI LUÍS AUGUSTO F. LESSA, ofm
Comissário da Terra Santa
Nordeste do Brasil

Comentários

Postagens mais visitadas