DEFESA DA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO DO PADRE MARCOS ANDRÉ


Neste mês de março, na véspera da Solenidade de São José, Padroeiro de toda a Igreja, o Pe. Marcos André Menezes dos Santos apresentou sua dissertação de Mestrado em Teologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Seu trabalho, na área de Teologia Bíblica, buscou demonstrar a intertextualidade do contexto de realeza presente nos textos de 1Sm 9,17 e Jo 19,5, com a finalidade de comprovar que a expressão “Eis o homem” foi proferida por Pilatos na quinta cena do julgamento de Jesus, quando da sua apresentação aos judeus, de modo análogo àquele com o qual foi usada por Yhwh ao revelar ao profeta Samuel que Saul é o homem escolhido para ser o primeiro rei de Israel. 

A banca examinadora, composta pelos professores Maria de Lourdes Corrêa Lima (PUC-Rio)  orientadora, Pe. José Otacio Oliveira Guedes (PUC-Rio) e Pe. Luiz Henrique Eloy e Silva (PUC-Minas e FAJE), deliberou pela aprovação, com

 louvor, de sua dissertação, parabenizando-o pela seriedade com que o trabalho, revestido de originalidade, foi realizado e incentivando-o a continuar nesta linha de pesquisa ao prosseguir em busca do Doutorado. O êxito conseguido em mais essa etapa da vida acadêmica do sacerdote foi testemunhado, com muita alegria, por seus pais e outros familiares, além de vários amigos, dentre os quais três Professores da PUC-Rio: Monsenhor Joel Portella Amado, Pe. Luiz Fernando R. Santana e Pe. Marcos Antonio de Santana. A obtenção do título de Mestre em Teologia pelo Pe. Marcos André é, portanto, motivo de orgulho para toda a Diocese de Palmeira dos Índios. 






Comentários