O CAMINHO DO DISCIPULADO

Há alguns domingos atrás – nos XII e XIII deste Tempo Comum –quando líamos o capítulo 9 do evangelho de São Lucas, ali encontramos um tema muito caro para o evangelista. Ao nos mostrar o Jesus que tomara a firme decisão de partir para Jerusalém (cf. Lc 9,51), São Lucas nos apresentava o tema do caminho de Jesus: o caminho do fazer da vida um dom, o caminho da entrega por amor. E, consequentemente, colocava-nos um tema caro à nossa vida cristã: o modo como deveríamos percorrer esse caminho. Em outros termos, descrevia-nos o caminho do discipulado, revelando-nos o que significa seguir Jesus e colocarmo-nos no caminho dele.
Como que para nos dizer que assim como muitas pessoas se colocaram no caminho de Jesus, assim também nós nos colocamos; assim como Jesus passou na vida de muitas delas, também passa na nossa; assim como Jesus convidava-as a segui-lo, também nos convida – e muitas vezes as reações são as mesmas –,em Lc 9,51-62, o evangelista nos apontava algumas pessoas colocando-se no caminho de Jesus e,em algumas delas, Jesus não encontrando acolhimento. O Senhor enviará pessoas à sua frente para preparar a hospedagem, mas não O receberam.
Com isso, São Lucas tem a intenção de nos ilustrar que Jesus quer ser recebido, mas não quer um acolhimento por imposição. Conforme o evangelista, seguir Jesus é um ato livre. Só o acolhe quem quer. Mas quem se coloca no caminho de Jesus, esse deve se comportar como um autêntico discípulo e estar pronto para o discipulado.
Assim, nos lábios desses, que se colocaram no caminho de Jesus, não devem estar expressões do tipo: “há outras coisas mais importantes para fazer, depois se der tempo te seguimos”. Ou ainda: “quero te seguir, mas deixa primeiro eu fazer isso, e depois te sigo”. Conforme Lucas, o discípulo de Jesus é aquele que toma a firme decisão de seguir o mestre, assim como Jesus tomou a firme decisão de partir para Jerusalém. O discípulo de Cristo não deve colocar outras coisas em primeiro lugar. O centro da sua vida não deve ser outro a não ser Cristo. É um aprender a dizer as mesmas palavras de Pedro: "Só Tu, Senhor, tens palavras de vida eterna" (cf. Jo 6,68). Aqui está um dos desafios do nosso ser discípulo: esse aprender a nada antepor a Cristo –Christonihilpraeponere.
Conforme São Lucas, o seguimento a Jesus deve ser marcado por radicalidades e às vezes até por rupturas. De tal modo que a primeira coisa para se fazer, ao seguir Jesus, é o saber desinstalar-se. Saber não fixar lugar (cf. Lc 9,58). É o nada antepor a ele. Tê-lo como primeiro plano. Segui-lo com decisão firme. (cf. Lc 9,60). Sem olhar para trás (cf. Lc 9,62). É um seguimento que deve ser feito com convicção, sabendo que Jesus é mais do que nós mesmos. É mais do que nossos apegos e intenções.
Seguir Jesus é seguir um caminho onde não se fica preso a lugar, à posição. É ser livre. Livre de si mesmo. É estarmos prontos e dispostos. Dispostos ao desprendimento, de tal modo que não podemos segui-lo bem se não estivermos prontos para fazer rupturas, para abraçar desafios, para desbravar horizontes. Prontos para partilhar da vida e da missão de Jesus, reconhecendo-o, aceitando-o como uma forma pessoal de vida. Percorrer o caminho do discipulado.

(Padre Marcos André Menezes dos Santos)

Comentários