PARÓQUIA DE N. S. DA PENHA EM BATALHA FESTEJA SUA EXCELSA PADROEIRA

“Maria nos aponta o Rosto da Divina Misericórdia”. Alinhados ao Ano Santo da Misericórdia, o Monsenhor Josevel, juntamente com o Padre Marcelo, escolheram este tema para direcionar a Festa de Nossa Senhora da Penha em Batalha/AL neste ano de 2016. Entre os dias 28/08 e 08/09 os fiéis católicos, filhos da Virgem da Penha, tiveram a graça de vivenciar esses maravilhosos e abençoados dias dedicados à sua padroeira.
Diferentemente dos outros anos, quando a imagem de Nossa Senhora da Penha vinha conduzida em procissão de paróquias vizinhas, a abertura deste ano, no dia 28/08, teve uma inovação especial que abrilhantou ainda mais a festa. A procissão motorizada teve início no Povoado Saúde de Baixo, do próprio município, e a imagem da Virgem da Penha foi conduzida juntamente com as imagens de todos os padroeiros trazidos de cada comunidade paroquial, seguindo assim em peregrinação até a Igreja Matriz, Santuário da Divina Misericórdia, onde aconteceu a bênção dos peregrinos, motoristas e seus veículos.
Já há alguns anos que o pároco, Monsenhor Josevel, instituiu o conceito de “festa-retiro” para os festejos da padroeira, e a comunidade realmente adotou este sentido, de forma que durante os dias dedicados exclusivamente a padroeira, observa-se um clima intenso de espiritualidade vivido por todos, com o objetivo de agradecer a Deus pelas graças alcançadas, bem como pedir a intercessão da Virgem Maria nas necessidades individuais e próprias de cada um.
Durante o novenário, centenas de fiéis participaram das Celebrações Eucarísticas que foram presididas por diversos padres convidados de nossa Diocese de Palmeira dos Índios, como: Pe. Bruno Igor, Pe. José da Silva, Pe. Jacyel Soares, Pe. José Neto de França, Pe. Clejean Melo, Pe. Thiago Henrique, Pe. Antônio Ionas, Pe. Thiago Matos, Pe. Marcelo Soares e Mons. Josevel.
Em uma festa com grandiosos e inesquecíveis momentos, destacamos dois que certamente ficaram marcados na memória de todos. Sendo o primeiro, a celebração da 9.ª noite, 07/09, presidida pelo Pe. Thiago Matos, quando também foi comemorado o aniversário do nosso querido pai espiritual, Mons. Josevel, e a ele foram rendidas diversas homenagens que só confirmam o carinho e amor de seus paroquianos por este pastor que tão bem sabe conduzir suas ovelhas. E o segundo momento de singular e de importante relevância, foi a Missa Solene da Natividade de Nossa Senhora, no dia 08/09, presidida pelo nosso Bispo Diocesano Dom Dulcênio Fontes de Matos, marcando assim o encerramento desta maravilhosa festa que ano após ano encanta e preenche espiritualmente milhares de pessoas que veneram a Virgem da Penha, a nossa Mãe, a Mãe que nos aponta o Rosto da Divina Misericórdia, Jesus Cristo.

(PASCOM BATALHA)




Comentários