SETOR SANTANA CELEBRA O DIA DO CATEQUISTA EM OLIVENÇA

No decorrer do mês de Agosto,a cada domingo, a celebração litúrgica nos convida a refletir uma vocação específica, enquanto filhos de Deus, a que missão o Senhor nos chama a desempenhar aqui na terra, de modo que, alcancemos a vida eterna.
No primeiro domingo voltamos o nosso olhar à vocação aos ministérios ordenados, no segundo, à matrimonial, onde se celebra o dia dos pais; por conseguinte, no terceiro, a vida consagrada, e por fim no quarto, as vocações leigas na Igreja; daí a comemoração do dia do Catequista.
Em virtude disso, como de costume o setor Santana realizou um grande encontro com os catequistas, estes que por sua vez são, por vocação e missão, os grandes promovedores da fé na comunidade cristã preparando crianças, jovens e adultos não só para os sacramentos, mas também para darem testemunho de Cristo e do Evangelho no mundo.
O encontro teve como tema: Maria, Mãe da Misericórdia. O qual propunha uma reflexão acerca do Magnificat “e sua misericórdia se estende, de geração em geração, sobre os que o temem”(Lc 1, 50). Nesse pressuposto, a inquietação provocada levava os presentes a meditarem suas posturas: com Maria, Mãe da Misericórdia, que catequistas queremos ser? Para tanto, foi proposto momentos de oração, Adoração ao Santíssimo Sacramento conduzido pelo Pe. Petrônio, recitação do Santo Terço, assim como apresentações artísticas por paróquia, a fim de melhor interiorizar a temática.
O evento foi realizado na Paróquia de Nossa Senhora do Carmo, em Olivença, no último dia 28. Marcaram presença os sacerdotes: Pe. Clejean Melo, Pe. Edgar Alves e Pe. Jacyel Soares. Quanto às comunidades paroquias participaram: Senhora Sant’Ana (S.do Ipanema e Carneiros), São Cristóvão(S. do Ipanema), São Sebastião (Poço das Trincheiras), Santo Antônio de Pádua (Senador Rui Palmeira, Olho D’Água das Flores e Ouro Branco), Sagrada Família (Maravilha), São José (São José da Tapera), Sagrado Coração de Jesus (Pão de Açúcar) e Nossa Senhora da Saúde e São Sebastião (Dois Riachos).
Este momento de festividade culminou com a celebração do santo Sacrifício da Missa, presidida pelo primeiro catequista de nossa Diocese de Palmeira dos Índios, o bispo, Dom Dulcênio Fontes de Matos, o qual enfatizou em sua homilia, a necessidade servir em conjunto, pois ninguém faz nada sozinho, o próprio Cristo, nos ensinou‘sem Mim nada podeis fazer’ (Jo 15, 5). Exortou os catequistas, ainda, a fazer tudo por Amor, amor a Jesus Cristo, pois quanto maior é o nosso amor para com Deus, maior é a nossa disponibilidade para servir.
Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo... Para sempre seja louvado!
(Edivânia Alves de Oliveira
PASCOM – Paróquia de São Cristóvão
Santana do Ipanema – AL)



Comentários