PASTORAL FAMILIAR DO REGIONAL NORDESTE II REALIZA SUA ASSEMBLEIA ANUAL

Aconteceu no período de 25 a 27 de novembro de 2016, na cidade de Mossoró/RN, a XVIII Assembleia da Pastoral Familiar do Regional Nordeste 2, no colégio Sagrado Coração de Maria da Diocese de Santa Luzia-RN, com a presença de 115 agentes da Pastoral Familiar entre Coordenadores Diocesanos, Coordenadores dos Setores Pré Matrimonial, Núcleo de Formação e Espiritualidade, da Comissão Regional NE2, e do Bispo Referencial, de Assessores Eclesiásticos Diocesanos e do Regional e do Casal Regional do ECC.
Estiveram presentes as (Aqui)Dioceses da Paraíba, Natal, Olinda e Recife, Palmeira dos Índios,  Cajazeiras, Guarabira, Campina Grande, Patos, Afogados da Ingazeira, Nazaré da Mata, Palmares, Petrolina, Salgueiro, Caicó, Mossoró e Penedo.
A Assembleia teve início às 19h do dia 25, com um momento de oração, seguindo-se das palavras de acolhimento e de agradecimento aos participantes, por Dom Mariano – Bispo Diocesano, que concluiu dirigindo a todos palavras de encorajamento que devem chegar a todas as famílias, conforme apelo do Papa Francisco. Em seguida o Bispo Referencial, Dom Dulcênio, apresentou o tema a ser trabalhado em  todo o Regional no ano de 2017: “Família, fazei tudo o que Ele vos disser” (cf Jo 2,5) que, tomando como referência o Texto Bíblico que narra as Bodas de Caná (Jo 2,1-12), falou, num primeiro momento, sobre alguns símbolos que marcam teologicamente esta passagem do Primeiro Sinal realizado por Jesus Cristo e que inaugura a sua vida pública, e, num segundo momento, tratou da mesma passagem, já com os aspectos teológicos elucidados, tentando aplicá-los à vida prática da família cristã.
No segundo dia da Assembleia (dia 26), após a Celebração Eucarística, sob a Assessoria do Pe. Luiz Carlos Machado (Vigário judicial do Tribunal Eclesiástico e de Apelação do Regional Nordeste 2,  Bacharel em Direito Civil e Doutor em Direito Canônico) teve início a exposição sobre a Exortação Apostólica Amoris Laetitia,  após breve introdução dos Dois Sínodos sobre a Família realizados em 2014 e 2015, numa referência da importância e urgência do tema, que resultou na referida Exortação.
Concluindo esse momento com um trabalho de grupo onde os participantes avaliaram os impactos da Exortação na vida e missão da Pastoral Familiar no Regional Nordeste 2. Tendo, em seguida, o Casal Regional do ECC feito algumas considerações sobre o trabalho do ECC e a importância da parceria com a Pastoral Familiar. Encerrando-se o dia com a presença de todos na belíssima apresentação do “Natalis” em frente à Catedral de Santa Luzia.
No terceiro dia da Assembleia (27/11), após a Santa Missa, houve um trabalho por Província Eclesiástica para avaliar a importância e execução do Plano Pastoral no ano de 2016, tendo sido reprogramada algumas ações para 2017; Em seguida, após algumas considerações sobre o andamento do Núcleo de Formação e Espiritualidade no regional, foram entregues os certificados aos agentes que participaram da Fase 1 do INAPAF em 2016.  Na sequência, foi realizada a prestação de contas dos dois primeiros anos de trabalho da atual comissão regional e apresentado o calendário de 2017, Após as comunicações de estilo, encerrou-se a Assembleia.
(PASTORAL FAMILIAR – RENE2)



Comentários