53 ANOS DA PARÓQUIA DE SÃO CRISTÓVÃO EM PALMEIRA DOS ÍNDIOS

Mons. Ferreira lendo o decreto de criação

Aos 16 de Fevereiro de 1964, vendo a necessidade espiritual e os anseios do povo palmeirense, o primeiro Bispo de Palmeira dos Índios, Dom Otávio Barbosa Aguiar, criou a Paróquia de São Cristóvão na sede diocesana, a primeira instalada pela então recém criada Diocese. O primeiro pároco da nova Paróquia veio do Sertão Alagoano, mais precisamente da Cidade de Santana de Ipanema, onde era Vigário Cooperador do Cônego Luiz Cirilo, o reverendíssimo Padre José Araújo Silva.
Quando chegou para sua posse encontrou apenas as paredes da Igreja, cuja construção foi iniciada pelo Monsenhor Macedo. Tudo estava a começar do zero, com esforço e zelo pastoral começou os primeiros passos na gigantesca área pastoral entregue aos seus cuidados. No início da década de 80 tomou posse o segundo pároco, o reverendíssimo Padre Hildebrando Rodrigues de Oliveira, que antes era Pároco de Quebrangulo; em seu paroquiato realizou feitos que ainda hoje estão na lembrança de muitos, tais como a reforma do presbitério da Matriz e inúmera ações pastorais em toda a área pastoral. Com a sua saída retorna ao pastoreio da paróquia o Padre José Araújo.
Em sua dinâmica de evangelização, a jubilada freguesia do Mártir São Cristóvão, gerou outras paróquias: Nossa Senhora da Saúde, em Igaci, São Vicente de Paulo e São Sebastião, ambas na Sede Episcopal, bem como, inúmeras comunidades eclesiais. Em toda sua historia também gerou sacerdotes enriquecendo sua historia, são eles: Monsenhor José Nascimento, Padre José Pinto, Padre Clodoaldo, Padre José Moura de Araújo, Padre Manoel Ferreira, Frei Silvio e Padre Siloel, entre outros que foram batizados na Matriz e que hoje são Sacerdotes da Igreja. Há também seminaristas diocesanos e religiosos.
Hoje ela conta com o serviço pastoral do Padre Lazaro que vem com grande dinâmica evangelizando toda a sua área pastoral. Em sua história teve como vigários cooperadores: Pe. Rosevaldo, Pe. Paulo Lima, Pe. Antônio, Pe. Aloísio, Pe. Nascimento, Pe. José Antonio e Pe. Leandro Marques.
De tantos eventos não podemos esquecer alguns que foram marcantes na sua historia, tais como: a visita da Imagem Peregrina de Nossa Sra. de Fátima vinda de Portugal, as Relíquias de Santa Terezinha do Menino Jesus vindas da França, a visita da Imagem do Padroeiro por todo o território paroquial preparando o seu Jubileu de Ouro e a celebração do Cinqüentenário Paroquial.
Rendamos graças a Deus pelos 53 anos de sua fundação e que São Cristóvão, o Protetor dos Motoristas, olhe por todos os seus paroquianos e interceda para que a Paróquia seja Fiel ao Evangelho de Jesus.


J.Wagner Silva

Entrega da Provisão ao Pe. José Araújo

Primeira Missa do Pe. José Araújo como Pároco

1º e 3º Pároco

2º Pároco

Atual Administrador Paroquial

Comentários