DIOCESE DE PALMEIRA DOS ÍNDIOS ACOLHE ENCONTRO DA PASCOM DO REGIONAL NORDESTE 02

Aconteceu nos dias 10, 11 e 12 de fevereiro, no Centro de Treinamento Pio XII, em Palmeira dos Índios, o Encontro Presencial para Coordenadores Diocesanos da PASCOM, do Regional Nordeste 02 da CNBB.
O encontro foi direcionado aos coordenadores e suas equipes diocesanas e contou com a participação da maioria das dioceses que compõem o Regional.
O foco principal do encontro foi a formação, tendo como tema “A Espiritualidade do Comunicador” e como formador o Padre José Arimatéia, da Diocese de Guarabira/PB, que destacou entre outras coisas que “o comunicador é convidado a viver a espiritualidade em sua vida pessoal para que as ações comunicativas sejam coerentes com aquilo em que se acredita”.
Também foi feita a Avaliação do 6.º MUTICOM (Mutirão Regional de Comunicação) realizado em Recife e apresentado o 7.º MUTICOM, que acontecerá na cidade de Caruaru, em 2018.
Outro destaque do encontro foi a apresentação das Dioceses a cerca da caminhada da PASCOM, onde cada coordenação falou sobre implantação nas paróquias, uso dos meios e comunicação pela Diocese, Planejamentos para 2017, etc.
No sábado à noite, os participantes vivenciaram um momento de intensa convivência fraterna, com a Noite Cultural, promovida pela Diocese de Palmeira dos Índios.
Segundo Márcia Marques, Coordenadora da PASCOM no RENE 02, “o encontro teve uma riqueza de partilhas, experiências novas, desafiadoras, motivadoras e que nos enchem de esperança, pois confiamos que estamos no caminho certo.” E acrescentou agradecendo à Diocese de Palmeira dos Índios: “muito obrigada pela acolhida e carinho na recepção. Tudo feito da melhor forma. Parabéns pela organização”.
A Pastoral da Comunicação na Diocese de Palmeira dos Índios tem como Coordenador Diocesano, o Padre Leandro Marques de Melo e como Articulador Diocesano, Márcio Queiroz, além de uma pequena equipe criada para dar suporte e ajudar na implantação e aprimoramento da Pastoral.
Sobre o Encontro, Padre Leandro frisou que “foi um momento formativo muito importante para todos os agentes da PASCOM porque focou primeiramente a espiritualidade, algo tão indispensável para toda e qualquer pastoral da Igreja Católica; outro aspecto muito positivo foi a participação em massa de todo o Regional. Isso fortalece cada vez mais os nossos laços e mostra que estamos trabalhando em conjunto, em harmonia com o Regional e em sintonia com os nossos bispos, dispostos a vencer os desafios de cada Diocese do Regional Nordeste 02”.
Para Francisco Mizael, Agente da PASCOM em Monteirópolis e membro da Equipe Diocesana da Pastoral, “o encontro significou um momento de aprendizado e um momento onde eu tive formação sobre a espiritualidade dentro da pastoral e também uma avaliação para ver onde temos que melhorar”.
O maior desafio e mais urgente, segundo o Articulador Diocesano Márcio Queiroz, é implantar a Pastoral nas paróquias que não tem PASCOM e motivar ainda mais as que já tem a gerarem conteúdos para as redes sociais e para os canais de comunicação da Diocese de Palmeira dos Índios, promovendo uma “comunicação-comunhão”, uma comunicação evangelizadora.

(PASCOM – NÚCLEO DIOCESANO)




Comentários