FESTA DE N. S. DA SAÚDE EM MONTEIRÓPOLIS

A origem da devoção a Nossa Senhora da Saúde tem registro na Idade Média, durante o tempo da peste negra na Europa. Segundo a tradição, em 1599, caiu uma epidemia de peste sobre a população de Sacavém (Portugal) com tamanho impacto, que o número de pessoas mortas foi superior ao espaço disponível junto a Igreja Nossa Senhora da Vitória. Sendo assim, resolveram enterrá-las nas proximidades. Ao abrirem a primeira vala, os coveiros se depararam com uma imagem de Nossa Senhora. O povo logo se reuniu com grande amor e veneração. Aconteceu uma procissão em honra a Mãe de Deus, na intenção de pedir a proteção dela. Ao fim da procissão, a peste cessou. A imagem de Nossa Senhora descoberta na vala passou a ser aclamada Nossa Senhora da Saúde. 
No dia 09 de fevereiro, com a procissão saindo da comunidade Lagoa da Arara até a Capela de Nossa Senhora da Saúde na comunidade Lagoa do Ranho, em Monteirópolis, deu-se início a festa.
Logo após a procissão aconteceu a Celebração Eucarística presidida pelo Pe. Bruno Igor e com grande devoção foi celebrada a festa da padroeira dessa comunidade tão fervorosa na fé.
No dia 12 de fevereiro, domingo, aconteceu o encerramento dos festejos em honra a Nossa Senhora com a Celebração Eucarística que teve como o celebrante o Padre Bruno Igor. Em sua homilia o pároco passou o seguinte ensinamento: “É no pensamento que está a raiz de todo pecado, e Jesus veio nos ensinar como cortar este mal pela raiz, que é eliminar tudo que pode nos levar a tirar a vida do outro, o que fazemos não somente com armas, mas também com as nossas atitudes, principalmente, com a nossa indiferença, com a nossa omissão diante as injustiças”.
Após a benção final ocorreu a procissão pelas ruas da comunidade e por fim a prestação de contas e escolha dos encarregados da festa de 2018.

(PASCOM MONTEIRÓPOLIS)




Comentários