SEIS NOVOS DIÁCONOS PARA A DIOCESE DE PALMEIRA DOS ÍNDIOS

            A Igreja de Palmeira dos Índios, numa noite áurea e esplêndida, 23 de fevereiro, rejubilou-se pela ordenação de seis varões para o ministério Diaconal transitório, a saber: os seminaristas Cícero Hélio Rodrigues dos Santos, Clebson Santos da Silva, Fábio Freitas dos Santos, José Paulo Pereira da Silva, Marcos Renildo da Silva França e Ronny Dennyson Monteiro Santana.
            Estando na Catedral uma avultada parcela da grei do Senhor, Dom Dulcênio Fontes de Matos, Bispo Diocesano, presidiu a solene Santa Missa que foi concelebrada por Padres de diversas Dioceses.  Estiveram presentes também diáconos, seminaristas, religiosos(as) e autoridades civis constituídas. Sob a Marcha da Igreja, adentraram na Catedral os candidatos ao diaconato para que, pela imposição das mãos e oração consecratória, fossem configurados ao Cristo servidor.
Na prédica, Dom Dulcênio externou dois aspectos relevantes, um de caráter essencial e o outro de caráter pastoral, ambos visceralmente unidos: “O diácono é ordenado para incorporar uma dimensão do ministério apostólico: o serviço, configurando-se ao Cristo Servo que ‘não veio para ser servido, mas para servir’. O diaconato expressa-se em três dimensões: o serviço da caridade, o serviço da liturgia e o serviço da Palavra de Deus”, e enfatizou: “O diácono é um servo que traça o caminho do amor e da afeição em relação ao dom maior da caridade”.
            Após a homilia, deu-se início propriamente ao rito de ordenação com o propósito dos eleitos. Com os eleitos prostrados no chão, a Igreja peregrina se uniu em oração à Igreja gloriosa, pelo canto da ladainha, impetrando ao Senhor por estes irmãos. No silêncio do gesto e na fecundidade da Palavra, Deus veio ao encontro dos eleitos pela imposição das mãos e oração consecratória, agora são pertença Dele para uma missão específica. Já paramentados com as vestes próprias do seu grau na ordem, receberam, daquele que é na Diocese o primeiro intérprete e guardião, os Santos Evangelhos, comprometendo-se de serem arautos pela palavra e com a vida.
            Por fim, antes da bênção final, foram anunciadas as localidades onde exercerão o ministério diaconal até que seja marcada a ordenação presbiteral: Diácono Cícero, Olho d’Água das Flores; Diácono Clebson, Senhora Sant’Ana, em Santana do Ipanema; Diácono Fábio, Seminário Diocesano e comunidade Nossa Senhora das Graças; Diácono José Paulo, Belo Monte; Diácono Marcos, Estrela de Alagoas; e, Diácono Ronny, Igaci. Que Deus torne fecundo o ministério diaconal destes irmãos, para que suas vidas manifestem o amor de Cristo que se tornou oblação, que se deu, para a vida do mundo.

(SEMINARISTA JOELDER PINHEIRO)









Comentários