DIOCESE DE P. DOS ÍNDIOS REALIZA SUA 35ª ASSEMBLEIA DE PASTORAL

À luz do Ano Nacional do Laicato e do documento referencial, o 105 da CNBB, intitulado, “Cristãos leigos e leigas, sujeitos na “Igreja em saída”, a serviço do Reino, com embasamento bíblico na passagem que exorta o leigo a ser Sal da Terra e Luz do Mundo (Mt. 5, 13-14) numerosos fiéis leigos e o clero diocesano de Palmeira dos Índios, bem como, o seu administrador diocesano, Dom Dulcênio Fontes de Matos se reuniram nos dias 09, 10 e 11 de novembro para estudarem os fundamentos do ano do Laicato, assim como, analisar a caminhada de evangelização da Diocese de Palmeira dos Índios, esta sendo coordenada pelo Padre Jacyel Soares, coordenador diocesano de Pastoral.
Na abertura, Dom Dulcênio apresentou de modo sucinto um relatório pastoral sobre a visão geral da Diocese nesses últimos 11 anos de seu pastoreio, evidenciando as ações desenvolvidas no decorrer de seu episcopado. E agradecendo assim, as forças vivas da Diocese que fazem o Reino de Deus acontecer.  Reforçou que a assembleia objetiva fazer com que os que dela participam sejam agentes multiplicadores da evangelização, os quais devem levar a esperança para as comunidades a que pertencem. Afirmou, ainda que ser sal da terra e a luz do mundo é algo que tem que ser renovado em cada um de nós cotidianamente.
A Assembleia teve como assessor o Padre José Tadeu, oriundo da Diocese de Palmares/PE, o qual com muita eloquência apresentou o documento 105, fazendo os participantes refletirem acerca dos desafios dos dias de hoje quanto à evangelização, visto que vive-se várias nuances. E nesse contexto, faz-se mais que urgente recomeçar e perceber como hoje deve-se anunciar o Reino de Deus.
O referido documento pretende animar leigos e leigas a se comprometerem e atuarem como sujeitos eclesiais nas diversas realidades em que se encontram inseridos. Deve, contudo, haver uma coerência entre ser Igreja e ser cidadão, e uma busca em traduzir no âmbito da sociedade o ser cristão.
A Assembleia foi intercalada com momentos de oração com a Liturgia das Horas, a Celebração Eucarística, apresentação das atividades desenvolvidas pelas pastorais e as ações a serem desenvolvidas em 2018; a cada exposição o assessor, Padre Tadeu, estabelecia um paralelo com o documento em foco.  Ao final da mesma houve homenagens a Dom Dulcênio por parte dos leigos, ressaltando o bem que ele fez na Diocese e externando a gratidão por sua presença paterna e amiga.
(EDIVÂNIA ALVES – PASCOM S. CRISTOVÃO – S. DO IPANEMA)












Comentários

Postagens mais visitadas