CATEQUISTAS DA PARÓQUIA SENHOR BOM JESUS DOS POBRES ESTUDAM O DOCUMENTO 107 DA CNBB


           No domingo 27 de maio, durante todo o dia, os catequistas da Paróquia do Senhor Bom Jesus dos Pobres, em Quebrangulo, estiveram em formação. Com cânticos e dinâmicas o momento foi iniciado, dando as boas-vindas a todos os presentes de forma acolhedora.
Este momento com os catequistas é vivenciado duas vezes a cada ano, onde ao mesmo tempo acontece junto com os catequistas de todo o setor Palmeira em um dia de formação e confraternização. Neste encontro, o estudo foi voltado para o documento 107 da CNBB sobre o processo da Iniciação à Vida Cristã (IVC). O estudo foi dirigido pela coordenação paroquial: Adeilda Aguiar e Eliane Raimunda e com o apoio do Coordenador de Setor da Catequese Josenildo Ferreira, catequista também desta paróquia. A Diocese de Palmeira dos Índios, no âmbito da catequese vem durante todo este ano de 2018 proporcionando o estudo deste documento e a partir do calendário setorial construído na última assembleia em outubro passado, foi pensado por bem fazer esse estudo em todas as paróquias do setor. Neste encontro os catequistas voltaram o olhar sobre este documento que tão bem foi preparado pelos bispos em sua Assembleia Geral (2017).
O documento 107 propõe um novo olhar ao mistério de Cristo nos sacramentos de iniciação à vida cristã (Batismo, Eucaristia e Crisma) todos estes devem levar o indivíduo a mergulhar na vida da igreja. A missão de cada pessoa inicia-se a partir do batismo, neste intervalo, se faz necessário o presente testemunho de tudo àquilo que é vivido por cada pessoa. A partir do evangelho da samaritana, dar passos em seu trajeto de fé, seguindo o seu exemplo: encontro, diálogo, conhecer Jesus, revelação, anúncio e testemunho. Todos estes são os passos que a mulher samaritana levou para saber que Jesus era o Messias e saiu a testemunhar tudo o que tinha vivido.
Em seguida, o padre Thiago Matos proporcionou um estudo das sagradas escrituras tendo como base ao Antigo Testamento, onde esclareceu dúvidas que até então existiam para os catequistas. Após o almoço, foram dados alguns avisos pela coordenadora paroquial, e voltando aos estudos o seminarista Weverton, que está fazendo o seu trabalho pastoral na paróquia ajudou na reflexão sobre a Leitura Orante da palavra de Deus (Lectio Divina). Por fim, todos pediram a Virgem Maria que foi a primeira catequista, que ampare e leve todos os seus filhos até Jesus Cristo, dando força e coragem para que seus fieis não desistam das lutas e fadigas de cada dia.
Texto: Josenildo Ferreira (Coord. Setorial de Catequese)
(PASCOM QUEBRANGULO)





Comentários