SEMINÁRIO DIOCESANO PROMOVE III ENCONTRO VOCACIONAL


A Igreja sempre está disposta a reiterar a sua missão de encontrar, acompanhar e cuidar de todos os jovens, bem como, tornar-se presente como Mãe que protege e orienta os seus filhos na busca pelo caminho que os leva até o coração de Cristo e, assim encontram a resposta de amor que ele mesmo deseja trilhar na vida de cada um, como está escrito: “os dons e o chamado de Deus são irrevogáveis” (Rm 11.29).
Com imenso entusiasmo e disposição, nos dias 15 a 17 de junho do corrente ano, aconteceu o terceiro encontro vocacional no Seminário Diocesano São João Maria Vianney em Palmeira dos Índios/AL. Este teve como ponto de partida o documento preparatório da XV Assembleia Geral Ordinária dos Bispos: “Os Jovens, a fé e o discernimento vocacional”, de Sua Santidade o Papa Francisco.
Os jovens foram recepcionados pelos seminaristas do Serviço de Animação Vocacional (SAV) e às 17h o encontro iniciou-se com a Santa Missa presidida pelo reitor da casa de formação, Padre. Leandro Marques de Melo. Em sua homilia o presidente da celebração ressaltou veementemente a importância dos jovens buscarem a Deus e confiarem no desígnio ao qual Ele deseja realizar na vida de todos os seus filhos.  
Durante o encontro aconteceram momentos de reflexão, lectio divina, gincana bíblica e demais atividades voltadas para o discernimento vocacional; esse percurso requer amadurecimento, disponibilidade e seriedade para se corresponder com liberdade, como narra o apóstolo amado: “Não fostes vós que me escolhestes, mas eu vos escolhi e vos constituí para que vades e produzais fruto, e o vosso fruto permaneça” (Jo 15.16).
Por fim, é importante salientar que, aquele que sente-se chamado a percorrer o caminho ao sacerdócio deve cultivar dentro de si a fé, o silêncio e a oração para assim ter cravado em seu coração a convicção e constância em corresponder com docilidade ao dom que lhe é conferido.
(EQUIPE VOCACIONAL DIOCESANA)




Comentários