DIOCESE DE PALMEIRA DOS ÍNDIOS DIVULGA OFICIALMENTE SEU NOVO BRASÃO


Perpassando os séculos, o uso de brasão de armas, por indivíduos ou instituições, tornou-se um instrumento de identificação dos seus possuidores. Mais especificamente, os brasões eclesiásticos são confeccionados utilizando-se de elementos simbólicos ancorados na Sagrada Escritura, na Sagrada Tradição, na vida dos santos ou em aspectos topográficos ou históricos da Igreja local.
Visando otimizar o brasão diocesano, consoante aos elementos já presentes no escudo e conferindo-lhe símbolos do bispado e um embelezamento maior, o Padre Janildo Vaz de Medeiros, membro do Clero da Diocese de Palmeira dos Índios, fabricou um novo, ora apresentado a todo Povo de Deus.
Descrição heráldica:
Brasão de escudo português quadripartido (esquartelado) com esmalte azul e metal dourado. Os campos azuis, primeiro e quarto, ostentam cada um uma flor de lis prata. No segundo campo, de metal dourado, há um Cereus Jamacaru (mandacaru) em sua cor natural. No terceiro campo, também em metal dourado, há uma Roystonea Oleracea (palmeira imperial) em sua cor natural.
O escudo é encimado por uma mitra dourada, da qual pendem, nos flancos, suas ínfulas com borlas franjadas de dourado. Cruz e báculo pastoral dourados cruzados em aspas. Por fim, sob o escudo está o listel de ouro forrado de azul, carregado da divisa diocesana em latim Dioecesis Palmiriensis Indorum (Diocese de Palmeira dos Índios), ladeada nas extremidades por duas duplas de flechas cruzadas em aspas.
Descrição simbólica:
Os objetos superpostos ao escudo simbolizam o Bispo, aquele que, como sucessor legítimo dos Apóstolos, garante a unidade e a catolicidade da Igreja local e exerce o tríplice múnus de pastorear, ensinar e santificar o Povo de Deus. O báculo pastoral foi feito no mesmo modelo do de Dom Otávio Barbosa Aguiar, primeiro Bispo Diocesano.
O escudo apresenta belamente a dimensão espiritual e geográfica da Igreja Particular que foi erigida sob a égide de Nossa Senhora do Amparo. De fato, a devoção a Nossa Senhora (simbolizada pelas flores-de-lis) se espraia do agreste (simbolizado pela palmeira) ao sertão (simbolizado pelo mandacaru), com muita robusteza na Diocese Palmeirense.
As flechas cruzadas, presentes no listel, remetem aos índios, que não somente foram os primeiros habitantes, mas ainda residem naquelas plagas.
Por fim, com esta publicação, o brasão anterior cai em desuso, ao passo que, este novo constará nos documentos e nos usos diversos da Diocese.
Para mais informações, entre em contato com seu pároco ou com a PASCOM Diocesana.
(PADRE JANILDO VAZ COM PASCOM DIOCESANA)

Comentários

Postagens mais visitadas