QUEBRANGULO RECEBE ENCONTRO SETORIAL DA CATEQUESE


No dia 19 de agosto, Solenidade da Assunção de Nossa Senhora, o Setor Palmeira da Diocese de Palmeira dos Índios, realizou mais uma edição da Festa dos Catequistas. Antecipando o dia do catequista que realizar-se-á no último domingo do mês de Agosto, onde a igreja se volta para o leigo e a sua missão. A paróquia anfitriã foi Senhor Bom Jesus dos Pobres, em Quebrangulo, onde todos foram acolhidos e chamados a viverem momentos de alegria e oração. Com o tema: "Identidade e Missão do Leigo na Igreja", catequistas das nove paróquias que compõem o Setor Palmeira estiveram reunidos para esse dia de convivência e harmonia entre todos.
O encontro teve início pela manhã, com a acolhida e oração inicial conduzida pelo coordenador setorial de catequese. Após a abertura oficial do encontro, todos os coordenadores paroquiais foram chamados a fazerem a apresentação de sua paróquia, em seguida uma pequena apresentação realizada pelas crianças da catequese preparada pelas catequistas Maria José e Dariana da paróquia anfitriã levando como mensagem os dons que devem ser compartilhados, todos precisam uns dos outros, cada tem o seu dom. Ainda pela manhã, uma palestra foi conduzida pelo senhor José Cícero, da cidade de Palmeira dos Índios que trouxe sua mensagem sobre o tema trabalhado no encontro. Todos são chamados a serem missionários e mostrar a identidade, precisam ser espelho para os catequisandos, pois o testemunho é que leva aqueles que estão sob os cuidados do catequista a caminhar pelo caminho do bem.
Dentro da programação após ter acontecido a palestra, dinâmicas entre as paróquias foram feitas entre os catequistas, um momento mariano, trazendo a todos os catequistas para o colo materno da Mãe Santíssima, ela que foi a grande catequista de seu filho Jesus e dos discípulos. O ministério de música que tão bem abrilhantou o encontro antes do almoço fez uma grande animação com os catequistas, levando-os a louvar, adorar e bendizer o nome do Senhor Jesus Cristo. Assim, foi concluído o primeiro horário. Voltando do almoço, uma peça teatral realizada pelos jovens da crisma também da paróquia Senhor Bom Jesus dos Pobres foi conduzida; sua mensagem fez refletir o caminho de cada catequista, muitas vezes querem desistir, mas o Senhor quer sempre está perto de todos. Já se aproximando do final do encontro, o Senhor esteve diante de cada um, num lindo momento de adoração ao Santíssimo Sacramento, fazendo com que cada catequista entregasse ao Senhor a sua vida, a sua missão, sua família e toda sua vida.
A Santa Missa, ápice da fé fez o encerramento da programação. O Padre Thiago Soares de Matos, pároco da paróquia anfitriã tão bem mostrou a sua alegria em ver a felicidade de todos os catequistas neste encontro. Em sua homilia o padre ressaltou a festa que a igreja celebra nesse domingo, o dia da Assunção de Maria, e essa alegria é redobrada pois, grande parte dos catequistas do setor Palmeira passaram este dia de confraternização.
Chegando já ao término da Eucaristia, foram feitos os agradecimentos por parte do coordenador setorial Josenildo Ferreira da Silva, agradecendo aos coordenadores paroquiais, aos párocos das diversas paróquias do setor por estarem juntos na organização desse encontro, finalizou agradecendo ao pároco local por estender o seu apoio para a organização desse encontro. As coordenadoras da paróquia as senhoras Adeilda Aguiar e Eliane Raimunda também fizeram seus agradecimentos. Para coroar a celebração o padre Thiago fez a celebração de envio pedindo a proteção de Deus para a missão.
(PASCOM QUEBRANGULO)

Comentários