PARÓQUIA SÃO VICENTE DE PAULO FESTEJA SEU PADROEIRO


A Paróquia de São Vicente de Paulo, em Palmeira dos Índios que tem como administrador o Padre Ronny Dennyson Monteiro Santana o qual é auxiliado pelo Padre Aluísio Ferreira dos Santos, vigário paroquial, deu início ás festividades em homenagem a seu padroeiro, a partir do dia 18 de setembro de 2018 e término no dia 27 do mesmo mês. Neste ano, as comemorações ainda foram mais especiais, pelo fato de a paróquia estar completando 25 anos de existência, ou seja, seu Jubileu de prata.
É importante destacar que todas as comunidades pertencentes à paróquia estiveram presentes levando seus padroeiros e seus dons para doação. Estas também puderam se confraternizar após a missa, pois havia animações musicais e também lanches, que eram vendidos nas barracas para a confraternização das famílias.
            No dia 18, a festividade começou com uma procissão motorizada em homenagem ao pai dos pobres, a qual saiu do Posto Imperial das Palmeiras em direção à matriz. Neste dia, também se iniciou o novenário de São Vicente de Paulo, com duração de nove dias. Sempre após a novena, havia a missa e em cada dia era celebrada por um sacerdote diferente, o desta data foi Pe. Antônio Melo de Almeida, mais conhecido como padre Motinha.  Também haviam corais musicais distintos para a animação da missa, no dia 18, foi por conta do grupo Adonay.
Outro ponto importante foi a transmissão de todas as celebrações ao vivo a partir do Instagram. Assim, quem não pudesse ir até a igreja em determinado dia, poderia assistir as comemorações, podendo também pessoas de outra cidade conhecer a Paróquia.
No dia 19, a comunidade de Canafístula trouxe a imagem de Nossa Senhora do Rosário a qual entra na igreja juntamente com a de São Vicente de Paulo antes da novena começar. A missa foi presidida pelo padre Fábio Freitas dos Santos e animada pelo grupo Servos de Maria.
No dia 20, foi organizada a procissão de Nossa Senhora Aparecida, partindo da capela com o mesmo nome da santa até a matriz. A celebração ficou por conta do Monsenhor Josevel Mendes da Silva, tendo como responsável pelos cânticos o grupo Nossa Senhora Aparecida.
Na noite do dia 21, o santo homenageado foi São Mateus. A missa foi presidida pelo padre Clebson Santos da Silva e cantada pelo Coral Menino Jesus de Praga. Além da animação musical após a santa missa, houve uma apresentação de Pastoril por idosas da Associação dos aposentados e pensionistas do INSS.
Já no dia 22, foi a vez da entrada de Nossa Senhora da Conceição juntamente com São Vicente antes da novena começar. Por conseguinte, a missa foi animada pelo grupo Nova Aliança e presidida por padre Leandro Marques de Melo.
A noite do dia 23 foi uma das mais solenes da festa, pois o Bispo Dom José Francisco Falcão de Barros, primeiro pároco da Paróquia de São Vicente na qual passou vinte anos, e agora bispo auxiliar do Ordinariado Militar, foi convidado a ser o presidente da celebração. Nesta, a animação ficou por conta do grupo Eros. Os homenageados desta noite foram Nossa Senhora da Saúde e o Sagrado Coração de Jesus. Após a solene Santa Missa, houve a partilha do bolo em comemoração dos 25 anos da paróquia. O mesmo foi abençoado por padre Ronny Dennyson e Dom Francisco.
No dia seguinte, 24, São Francisco de Assis acompanhou a entrada de São Vicente para o início da novena. O ápice da fé católica foi de responsabilidade do padre Marcelo João Soares Costa e a animação ficou com o Coral Jubilar.
No dia 25, houve a missa dos enfermos às 16h. Durante a noite, o novenário continuou e São Vicente foi acompanhado por Santa Rita de Cássia e Nossa Senhora da Conceição. A missa teve como presidente da celebração o padre Thiago Soares de Matos e os cantos ficaram por conta do Coral Nossa Senhora do Amparo.
Na última noite do novenário, 26, a homenagem foi para a Sagrada família de Nazaré. A missa presidida padre Thiago Henrique Soares Pinto Tavares contou com a animação do Grupo de Oração Nova Unção.
Dia 27, data de comemoração à São Vicente de Paulo, foi o último dia de festividades. Este se iniciou mais cedo às 16h, com a procissão nas ruas pertencentes ao território da paróquia. Nesta, estavam presentes além do Padre Ronny, Padre Aluísio, Padre Leandro, Padre Motinha, Padre Fábio, Padre Walter e o administrador diocesano Padre Wendel Assunção Gomes. Além disso, todas as comunidades também marcaram presença. Assim, as imagens de todos os padroeiros das mesmas foram levadas à procissão. Na chegada, houve a missa presidida pelo padre Wendel e animada pelo Grupo Adonay. Ao fim da celebração, uma placa em homenagem aos 25 anos da paróquia foi colocada na parede antes da pia batismal da igreja, pelo administrador diocesano e pelo Padre Ronny Dennyson. A noite se encerrou com a partilha da janta em que cada pessoa que lá estava, levou um prato de comida, para assim, todos se alimentarem.
(PARÓQUIA SÃO VICENTE DE PAULO)














Comentários