ARQUIDIOCESE DE MACEIÓ DIVULGA A EXPLICAÇÃO DA LOGO DO II CONGRESSO EUCARÍSTICO PROVINCIAL



Evento será realizado em comunhão com as dioceses de Palmeira dos Índios e Penedo

Por Comissão de Comunicação do II Congresso Eucarístico Provincial

Na sexta-feira (17), a Arquidiocese de Maceió divulgou a explicação da logo do II Congresso Eucarístico Provincial que acontecerá em comunhão com as Dioceses de Palmeira dos Índios e Penedo.
Com o tema “Pão em todas as mesas” e o lema “Repartiram o pão com alegria e não havia necessitados entre eles” (At 2,45-47), o evento que reunirá toda a província de Alagoas está em sintonia com o Congresso Eucarístico Nacional que acontece no mês de novembro na Arquidiocese de Olinda e Recife- PE.

Confira abaixo a explicação:

LOGO

O II Congresso Eucarístico Provincial de Alagoas reúne a Arquidiocese de Maceió e as Dioceses de Palmeira dos Índios e Penedo em sintonia com o XVIII Congresso Eucarístico Nacional, com o tema “Pão em todas as mesas”.
Celebrando os 75 anos da realização do I Congresso Provincial, queremos renovar o compromisso de que a Eucaristia celebrada nos altares frutifique nas mesas dos lares alagoanos.
As cores seguem o padrão da logo do Congresso Nacional deste ano que será realizado na Arquidiocese de Olinda e Recife, mostrando a unidade com a Igreja do Brasil.
Ao fundo temos a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, em Maceió, instituída como Santuário Eucarístico Arquidiocesano, no I Congresso Provincial de 1945, recordando os nossos ancestrais que semearam a Boa Nova em terras alagoanas.
“Fazei que todos os membros da Igreja, à luz da fé, saibam reconhecer os sinais dos tempos e empenhe-se, de verdade, no serviço do evangelho” (cf. Oração Eucarística VI-C).
A Eucaristia é o alimento que nos ajuda na caminhada da vida terrena e nos prepara para o grande banquete da eternidade, e por isso ela está no centro, e em cada lado, o pão fruto do trabalho de homens e mulheres que lutam diariamente pela sua sobrevivência.
“Tornai-nos abertos e disponíveis para todos, para que possamos partilhar as dores e as angústias, as alegrias e as esperanças, e andar juntos no caminho do vosso reino” (cf. Oração Eucarística VI-C).
Ao mesmo tempo, os pães e a Eucaristia unidos nos lembram do compromisso da Igreja Samaritana e em saída, pedida pelo Papa Francisco, recordando-nos de tantos irmãos que não possuem o alimento em suas mesas e o nosso compromisso em transformar Alagoas em uma terra de paz, justiça e solidariedade. 

Comentários