INSTITUIÇÃO DO MINISTÉRIO DE LEITORATO E ADMISSÃO ÀS ORDENS SACRAS SÃO CONFERIDOS À SEMINARISTAS DE NOSSA DIOCESE

 


Na Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus a porção do Povo de Deus, que forma a Igreja particular de Palmeira dos Índios, no dia 01 de Janeiro do ano da graça do Senhor, 2021, participou da Solene Celebração Eucarística presidida pelo nosso Bispo Diocesano, Dom Manuel de Oliveira e concelebrada por alguns sacerdotes de nossa Diocese e da Arquidiocese de Aracaju, nesta seis seminaristas foram admitidos às Ordens Sacras e, três destes foram instituídos no ministério de Leitor.

De profundo significado mistagógico, a Admissão às Ordens Sacras, de acordo com o Cerimonial dos Bispos (n. 479), é um rito muito antigo, que destina-se a que o aspirante ao Diaconato ou ao Presbiterato manifeste publicamente a sua vontade de se doar a Deus e à Igreja, para exercer a Ordem Sagrada. A Igreja, aceitando esta doação, escolhe-o e chama-o, a fim de se preparar para receber a Sagrada Ordem. Sendo assim, estes dão mais um passo a caminho do sacerdócio.

O pedido feito pelos seminaristas:  Joelmir Batista, José Ivson, José Marcos, Clarindo Lopes, Cristovam Oliveira e Jorge Paulo demonstra um profundo caminho de amadurecimento que culmina na firme decisão de se aproximar da consumação de sua vocação, pela via do discernimento e da obediência a Deus.

Na oportunidade, também foi conferido aos seminaristas: Clarindo Lopes, Cristovam Oliveira e Jorge Paulo o Ministério de Leitor. Por meio deste se vivencia a missão de anunciar e viver de forma mais afirmada, a Palavra de Deus, revelada nas Sagradas Escrituras.

Em sua prédica, Dom Manoel à luz da Solenidade celebrada convidou-nos a contemplar a beleza do serviço e da doação de Nossa Senhora à causa de Cristo e Sua Igreja. Dirigindo-se aos seminaristas falou-lhes sobre a disponibilidade do serviço e a missão assumida por meio dos ministérios e os exortou a recorrerem sempre a proteção de Santa Maria, mãe dos sacerdotes. Empós a homilia, o bispo acolheu, em nome da Igreja, o propósito, inspirado por Deus, de cada um.

Momento de muita alegria e gratidão a Deus, assim foi definido a celebração pelo seminarista Marcos ao se pronunciar em nome de todos. Que totalmente doados à edificação de vossa Igreja e sob a égide da Virgem Maria, mãe dos sacerdotes possam tornar-se sacerdotes santos.

                                                                       PASCOM DIOCESANA








Comentários

Postagens mais visitadas