PELA PRIMEIRA VEZ DIOCESE DE PALMEIRA DOS INDIOS TEM REPRESENTANTES NO ENCONTRO NACIONAL DA PASCOM




Nos últimos dias 22 a 24 de Julho aconteceu no Mosteiro de Itaici, Indaiatuba, São Paulo, de forma híbrida, o 7º Encontro Nacional da Pascom, organizado pela PASCOM BRASIL, estiveram presentes representantes da pastoral de todo o país, destes, a Província Eclesiástica de Maceió esteve representada por agentes da Arquidiocese e  pela primeira vez, a PASCOM da Diocese de Palmeira dos Índios teve representação, os agentes Diogo Eduardo, então articulador diocesano e a Ingridy Rossely (Paróquia Santo Antonio de Pádua, Ouro Branco) juntos dos demais membros da equipe do Regional Nordeste II no evento. 




No momento foi discutido Comunicação e Sinodalidade por nomes como Dom Joaquim Mol,  Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB, Marcus Tullius, Coordenador Nacional da Pascom, entre outros Padres, Bispos e Leigos teólogos, jornalistas e estudiosos da área, estes, de uma maneira muito prática nortearam os agentes em como auxiliar nesse processo sinodal moldar a realidade Clerical das redes sociais. 







Nos momentos diversos, entre conferências, trilhas de conhecimento e partilhas, ampliou-se a visão acerca da ação pastoral da Pascom em suas (arqui)dioceses e paróquias, buscou-se unir o olhar comunicador dos agentes ao do Santo Padre o Papa Francisco, o maior comunicador da atualidade. 

Durante os 3 dias, os comunicadores viveram muita convivência, estudos e reflexão sobre a comunicação da Igreja no Brasil. O encontro acontece a cada dois anos, e esse ano contou com 250 pessoas presenciais e 300 online, refletindo sobre o tema central 2022" Comunicação e  Sinodalidade: comunhão participação e missão" que norteou todas as atividades.

Esse encontro convida os pasconeiros a desenvolver o trabalho de comunicador, conforme  pede a Santa Mãe Igreja, atendendo as necessidades e os anseios encontradas nas diversas realidades. Este ano, o encontro teve como pilar da reflexão que sustentou todas as outras, a questão da sinodalidade, fácil de falar sobre ela, e não tão fácil de ser colocada em prática, porque isso significa: reestruturar, reorganizar, reimplantar de alguma forma a maneira da Igreja atuar.

.

.

.

.

.

PASCOM - Diocese de Palmeira dos Índios, Alagoas.

Comentários