BRASÃO DA CÂMARA ECLESIÁSTICA DA DIOCESE DE PALMEIRA DOS ÍNDIOS – ALAGOAS

 

Da Heráldica

O Brasão apresenta um formato franchado, dividido em quatro campos: o primeiro em azul, o segundo e o terceiro em dourado, e o quarto em verde.

  • No primeiro campo, em azul, destaca-se uma Flor de Lis de Prata.

  • No segundo campo, em dourado, uma Palmeira de sua cor.

  • No terceiro campo, também em dourado, um Cacto (Mandacaru) de sua cor, plantado sobre pedras.

  • No quarto campo, em verde, duas Flechas Cruzadas de Prata.

Brocante ao Escudo, há uma Balança de ouro cravejada com uma Safira de cor azul. Na base do Escudo, uma Flâmula dourada forrada de azul apresenta a legenda em preto contornada de branco, que menciona a Câmara Eclesiástica da Diocese de Palmeira dos Índios.




Da Significação

O Brasão da Câmara Eclesiástica da Diocese de Palmeira dos Índios - Alagoas é composto por elementos presentes no Brasão Diocesano, acrescido de símbolos que evocam a realização da Justiça.

A cor azul do primeiro campo representa o manto e a maternal intercessão da Virgem e Senhora do Amparo, simbolizada pela Flor de Lis de Prata, a qual, copiosa e vigilantemente, cuida de seus devotos como Padroeira da Diocese.

As cores douradas do segundo e do terceiro campo, dispostas em formas triangulares, interconectadas, principiadas e convergentes em um ponto comum, evocam a glória de Cristo, alfa e ômega, princípio e encontro de tudo, reluzindo por toda a extensão da Diocese. A Palmeira (no segundo campo) representa a Zona da Mata, enquanto o Mandacaru (no terceiro campo) simboliza o Sertão.

O verde do quarto campo, com sua forma triangular, representando a figura de uma montanha, remete à geografia da cidade de Palmeira dos Índios - Alagoas, Sede Diocesana. Enquanto que as Flechas Cruzadas simbolizam Tilixi e Tixiliá, personagens lendários dos povos indígenas dos povos originários (Cariris e Xucurus) da região.

O Escudo é sustentado por uma Balança de ouro (ação da Diocese), representando o papel da Câmara Eclesiástica Diocesana em contribuir com a observância da Lei Canônica, alicerçada no Amor, na Salvação, na Justiça, na Verdade e nos Remédios de Cristo.

No centro da Balança, entre os braços, está cravejada uma pedra preciosa de cor azul, simbolizando a Justiça de Cristo como critério para toda justa análise. Além disso, a Balança, com sua haste vertical e horizontal, remete à Cruz de Cristo, ecoando a necessidade de que a Justiça e a Verdade ressoem de tal forma que não se repitam os erros do “Julgamento de Cristo”, imbuído de parcialidades, mentiras, injustiças e interesses egoístas.

Por fim, o Brasão inclui uma Flâmula que nomeia a Câmara Eclesiástica da Diocese de Palmeira dos Índios - Alagoas, reafirmando sua missão.



Comentários