DOM DULCÊNIO FAZ VISITA PASTORAL A ESTRELA DE ALAGOAS


A Paróquia de São João Batista, localizada em Estrela de Alagoas, preparou-se para receber seu Pastor Diocesano, D. Dulcênio Fontes de Matos.

Na tarde do dia 08 de outubro, acentuado número de fiéis uniram-se ao Pároco, Pe. Motinha, as autoridades municipais e as escolas municipais e estadual aguardando em Praça Pública o visitante, com a certeza de que seria um período de graças, pois aquele que era esperado trazia uma mensagem de Paz... não de falsa paz, mas a paz que só Jesus nos pode dar!

O visível sentimento fez-se concretizado com a chegada do Pastor Diocesano: crianças, jovens e adultos, todos desejavam sua benção, toca-lo, ainda que por um lapso de tempo.

Dali, seguiram para o final da Praça, em caminhada, ao som da Banda Fanfarra que entoava hinos religiosos. Em frente à Prefeitura Municipal, foram apresentadas a Bandeira do Vaticano e os Brasões da Diocese e do Bispo Diocesano, enquanto se entoava a Marcha da Igreja, seguida à saudação de boas vindas pelo Prefeito Municipal, Arlindo Garrote que, em gesto simbólico, fez a entrega da chave do Município. O Bispo, por sua vez, explanou, de forma breve, o sentido de sua estadia no Município, que deveria se prolongar daquele instante até o dia 12 de outubro.

Em caminhada seguiram todos a Igreja Matiz, onde foi apresentada a Cruz e entoados hinos e salmos, concluindo-se com o “Te Deum.”

Outros atos inclusos na Visita foram a Reunião do Clero Diocesano, na manhã do dia 09, seguida da entrega do Título de Cidadão Estrelense a Dom Dulcênio, na Câmara Municipal.

Período rico, marcado pelas Celebrações Eucarísticas, sempre com motivações importantes, tais como: instalação de três Capelas do Santíssimo Sacramento nos Povoados Lagoa do Mato, Lagoa da Coroa e Lagoa da Areia do Ciriaco, bem assim com a bênção de duas novas Capelas nos Povoados Mandacaru e Barriguda.

Na sede paroquial o Bispo reuniu-se com os movimentos e pastorais, com os Conselhos Paroquial e Econômico, celebrou a Santa Eucaristia na qual 79 crianças recebeu Jesus Cristo Eucarístico pela vez primeira e instituiu 18 Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão.

De grande importância e marco para algumas comunidades foi à visita acompanhada de orações e benções, os almoços comunitários nos Povoados Jurema e Jiquirí. Este último aconteceu no local do Projeto Água Doce, após o Bispo ter se reunido com a Pastoral Social, Sindicatos e Representantes das Associações das Comunidades Rurais, onde se fez possível conhecer de perto a realidade local.

No Dia da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora da Conceição Aparecida, o Ginásio de Esportes amanheceu transformado em Grande Matriz, com faixas e ‘banners’ de todos os acontecimentos da Caminhada do Povo de Deus que está em Estrela de Alagoas, parcela viva da Diocese de Palmeira dos Índios.

Ali, o Pastor Diocesano Celebrou a solene Eucaristia de Ação de Graças pela visita, crismando 329 jovens e adultos, entre 14 a 72 anos de idade e, no final, fez-se a Cerimônia de Despedida, onde o Prefeito Municipal voltou a usar a Palavra e agradecer a Deus por aquele período, coroado, inclusive, com a graça de muita chuva, fazendo com que a seca que vem assolando o solo estrelense recebesse mais água que em todo o período de inverno; o Pároco local, visivelmente emocionado, agradeceu ao Pastor Diocesano ratificando o Espírito de Amor do povo cristão, a ele confiado, e dizendo, mais uma vez: “pode uma Paróquia ter grande amor pelo seu Bispo igual a nossa, maior, certamente, não!”

Por fim, o Senhor Bispo usou da palavra e comprometeu-se voltar a Paróquia para visitar as outras muitas comunidades, onde não foi possível se fazer presente, por ocasião da visita, visto ser uma Paróquia rica em Comunidades, com quarenta e três localidades. Este gesto agradou a todos e fez com que o povo agradecesse a visita com calorosa e extensa salva de palmas.











Comentários

Postagens mais visitadas