CÁRITAS DIOCESANA REALIZA ENCONTRO DE AVALIAÇÃO/2013

 

A Cáritas Diocesana de Palmeira dos Índios realizou neste sábado, dia 14 de dezembro, o encontro de avaliação das ações executadas em 2013. O mesmo aconteceu na sede da Entidade em Palmeira dos Índios.
O encontro iniciou com a mística que contou com a invocação ao Espírito Santo, leitura do Evangelho seguindo-se a reflexão feita por Dom Dulcênio Fontes de Matos que destacou a disponibilidade de Maria para o serviço realizado por amor, e chamava a atenção para o serviço desapegado de interesses financeiros, políticos  e ideológicos a exemplo de Maria que movida pelo sentimento do amor foi ao encontro de Izabel levando  para ela Jesus e o serviço caritativo.
Numa breve apresentação foram socializadas as principais ações desenvolvidas pela Cáritas em 2013, destacando-se o Projeto para aquisição do Veículo, encaminhado por Dom Dulcênio à ADVENIAT. O Carro está a serviço da Cáritas Diocesana e da Pastoral Social. O projeto de aquisição de alimentos encaminhado também por Dom Dulcênio foi apoiado pela ADVENIAT e atendeu comunidades rurais das Paróquias de Mata Grande, Inhapi, Canapi, Major Izidoro, Maravilha, Ouro Branco e Palmeira dos Índios. O projeto para implantação da Fábrica de Vassouras PET destinado ao apoio ao grupo de catadores de Materiais Recicláveis de Delmiro Gouveia e apresentado ao Fundo Nacional de Solidariedade contribuirá para a geração de trabalho e renda para o grupo.
Foi feito o credenciamento da Cáritas Diocesana no Edital 002/2012 da Secretaria de Estado e Desenvolvimento Agrário de Alagoas, resultando no contrato de parceria entre a CDPI e a SEAGRI para execução do Programa Água Para Todos – Água para produção de alimentos no município de Palmeira dos Índios e que atenderá 336 famílias de baixa renda. A Cáritas através do Programa de Economia Popular Solidária articulou e mobilizou agricultores das comunidades rurais de Delmiro Gouveia, Poço das Trincheiras, Cacimbinhas, Ouro Branco, Major Izidoro, Olho D´água das Flores e Palmeira dos Índios para o acesso às sementes da CONAB, resultando na distribuição de 17. 639 quilos de sementes de feijão e milho para o plantio. Participou das atividades municipais, microrregionais e estaduais da Articulação do Semiárido de Alagoas-ASA. Foi feito o credenciamento da Cáritas no edital da Fundação Banco do Brasil também destinado à contratação de Entidades da Sociedade Civil para construção de cisternas calçadão e de enxurrada para armazenamento de água para produção de alimentos.
A Cáritas realizou em junho a sua 4ª Assembléia Eletiva, resultando na renovação de alguns membros da diretoria. Realizou as comemorações dos 10 anos da presença da Cáritas em Alagoas. Em parceria com a Cáritas Regional NE2 a CDPI realizou a semana da Solidariedade com um mutirão na comunidade Quilombola Guaxinim em Cacimbinhas dando início ao projeto de construção de 20 cisternas de placas para consumo humano. Este projeto é apoiado pelo Comitê Betinho - Ação de Cidadania e faz parte do Projeto Cem cisternas no Centenário de Dom Hélder.
A Cáritas participou da 19ª assembléia Nacional da Cáritas Brasileira realizada em Brasília, no mês de outubro; da preparação e realização da VI Assembléia Regional eletiva da Cáritas Regional NE2 e das atividades de planejamento, monitoramento e avaliação do regional. Participou da Assembléia de Pastoral Diocesana realizada em novembro, em Palmeira dos Índios. Realizou juntamente com as Cáritas irmãs, Penedo e Maceió os encontros da rede Cáritas Alagoas. A Cáritas Diocesana realizou encontros de formação de Agentes Cáritas culminando com a fundação da Cáritas Paroquial de São Sebastião de Palmeira dos Índios.
 Através do Programa Infância, Adolescência e Juventude executado em parceria com a Cáritas Regional NE2 a CDPI está atendendo 86 crianças e adolescentes das comunidades de Algodãzinho e Lagoa Nova, filhos e netos de catadores de materiais recicláveis e outro grupo no Bairro São Francisco com atividades de reforço escolar, esportivas, culturais e de lazer, e com as mães está organizando grupo de artesanato. Está em elaboração a Política de Proteção Infantil que norteará os agentes Cáritas na Promoção e defesa dos direitos das crianças e adolescentes no município e em todas as suas ações.
Com o Programa Água para Todos que está sendo executado na zona rural do Município de Palmeira dos Índios a Cáritas está implementando tecnologias sociais de armazenamento de água para produção de alimentos contribuindo com a Campanha Mundial contra a Fome lançada no dia 10 de dezembro em Brasília. A Campanha “Uma Família Humana -Pão e Justiça Para todas as pessoas” é uma iniciativa da Cáritas   Internacional e assumida pela Cáritas Brasileira e a CNBB   visa chamar a atenção da sociedade e das autoridades para a  questão da fome ainda presente no mundo todo. Segundo dados do IBGE, só no Brasil são 57 milhões de pessoas passando fome e o estado de Alagoas está entre os mais críticos. A campanha pretende provocar nas pessoas mudanças de atitudes como mudanças nos hábitos alimentares, evitar o desperdício e o consumismo, assim como a proposição de políticas públicas e outras ações que levem a abolição da fome no Brasil e no mundo.
A Cáritas contribuiu com a realização do 19º Grito dos Excluído na Diocese, da Escola Fé e Política Maninha Xukuru Kariri, da articulação dos encontros estadual/ Regional e realizando o encontro diocesano das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) em preparação para o inter-eclesial em  janeiro de 2014.
Maria Aparecida Mafra
Articuladora da Cáritas Regional NE2/CDPI







Comentários

Postagens mais visitadas