Primeiro Módulo da Escola Diocesana de Fé e Política MANINHA XUKURU KARIRI





Realizou-se em Palmeira dos Índios na antiga sede da pastoral da criança nos dias 17 e 18 de maio de 2014 o primeiro módulo da Escola Diocesana de Fé e Política MANINHA XUKURU KARIRI, com a participação de 20 alunos(as) vindo das Paróquias de Estrela de Alagoas, Quebrangulo, Igaci, Monteirópolis, e das  quatro Paróquias da sede: são Sebastião, São Cristovão, Catedral e São Vicente inseridos em vários movimentos e pastorais, contamos com a participação de alunos da Diocese de Penedo. Feito acordo de convivência, mística com ofício divino das comunidades reflexão bíblica At 2, 42-47 o texto foi partilhado destacando perseverança, ouvir os ensinamentos, viver a comunhão buscando o bem comum. Dinâmicas levou cada um refletir as escolhas, dificuldade em deixar as coisas que se apega. Onde precisa de renúncias, desprendimento e partilha. Foi feita a divisão dos trabalhos para que a aula tivesse um bom andamento. Foi apresentado o histórico da criação da Escola fé e política MANINHA XUKURU KARIRI todo percurso que a escola fez através de seu público alvo, temáticas, critérios, organização curricular, coordenação, parcerias, onde teve a sua fundação em janeiro de 2006. A Escola conta com o apoio da Cáritas Diocesana, Cáritas Paroquial São Sebastião, RECID (Rede de Educação Cidadã), AGRA (associação de Agricultura Alternativos), ASA-Al, Coletivo Macambira, Setor Pastoral Social, Diocese se Palmeira dos Índios, Alunos(as) das Escolas Regionais NE II e Nacional ,CEBs ( comunidade Eclesial de Base), MPDC ( movimento de Desenvolvimento Comunitário), Facesta (Faculdade São Tomas de Aquino), Cáritas Brasileira NE II.  
 Padre Motinha deu continuidade aos trabalhos com a temática conceito de fé e política frisando que a fé é uma opção de vida, quem não tem convicção de sua fé pode abandonar a caminhada diante de dificuldades ,a fé inspira todos os demais atos da nossa vida, ter fé é viver na dimensão do Reino, o que implica uma decisão radical. “ A política trata das relações de poder entre os cidadãos. A política é a expressão desse poder, ou seja, é a forma de explicitar os anseios de autonomia de indivíduos, grupos e povos. Portanto, ela não equivale somente ao governo ou à atividade dos políticos. Trata-se do exercício coletivo dos integrantes de uma sociedade, tendo em vista o bem comum, por meio da intervenção consciente no mundo, em busca de sua transformação e do aprimoramento da vida,” colocar-se sempre a serviço dos mais fracos. Também neste módulo foi trabalhado a campanha da fraternidade que é um tema necessário e urgente para renovar consciência e a responsabilidade de todos e não deixar cair no esquecimento toda esta problemática do tráfico humano. Houve leitura compartilhada de dois textos bíblicos mostrando que devemos amar a vida, não adianta discurso vazio, tem que existir a prática.
      A visita de Dom Dulcênio Fontes de Matos a Escola deixou animo e fortalecimento. Com encaminhamentos e compromisso após o envio os alunos(as) retornaram as suas comunidades com propósito de trabalhar os conhecimentos adquiridos agindo como fermento na massa ou sal na comida.

                                                                                                    Rita de Assis Costa





Comentários

Postagens mais visitadas