Primeiro Módulo da Escola Diocesana de Fé e Política MANINHA XUKURU KARIRI





Realizou-se em Palmeira dos Índios na antiga sede da pastoral da criança nos dias 17 e 18 de maio de 2014 o primeiro módulo da Escola Diocesana de Fé e Política MANINHA XUKURU KARIRI, com a participação de 20 alunos(as) vindo das Paróquias de Estrela de Alagoas, Quebrangulo, Igaci, Monteirópolis, e das  quatro Paróquias da sede: são Sebastião, São Cristovão, Catedral e São Vicente inseridos em vários movimentos e pastorais, contamos com a participação de alunos da Diocese de Penedo. Feito acordo de convivência, mística com ofício divino das comunidades reflexão bíblica At 2, 42-47 o texto foi partilhado destacando perseverança, ouvir os ensinamentos, viver a comunhão buscando o bem comum. Dinâmicas levou cada um refletir as escolhas, dificuldade em deixar as coisas que se apega. Onde precisa de renúncias, desprendimento e partilha. Foi feita a divisão dos trabalhos para que a aula tivesse um bom andamento. Foi apresentado o histórico da criação da Escola fé e política MANINHA XUKURU KARIRI todo percurso que a escola fez através de seu público alvo, temáticas, critérios, organização curricular, coordenação, parcerias, onde teve a sua fundação em janeiro de 2006. A Escola conta com o apoio da Cáritas Diocesana, Cáritas Paroquial São Sebastião, RECID (Rede de Educação Cidadã), AGRA (associação de Agricultura Alternativos), ASA-Al, Coletivo Macambira, Setor Pastoral Social, Diocese se Palmeira dos Índios, Alunos(as) das Escolas Regionais NE II e Nacional ,CEBs ( comunidade Eclesial de Base), MPDC ( movimento de Desenvolvimento Comunitário), Facesta (Faculdade São Tomas de Aquino), Cáritas Brasileira NE II.  
 Padre Motinha deu continuidade aos trabalhos com a temática conceito de fé e política frisando que a fé é uma opção de vida, quem não tem convicção de sua fé pode abandonar a caminhada diante de dificuldades ,a fé inspira todos os demais atos da nossa vida, ter fé é viver na dimensão do Reino, o que implica uma decisão radical. “ A política trata das relações de poder entre os cidadãos. A política é a expressão desse poder, ou seja, é a forma de explicitar os anseios de autonomia de indivíduos, grupos e povos. Portanto, ela não equivale somente ao governo ou à atividade dos políticos. Trata-se do exercício coletivo dos integrantes de uma sociedade, tendo em vista o bem comum, por meio da intervenção consciente no mundo, em busca de sua transformação e do aprimoramento da vida,” colocar-se sempre a serviço dos mais fracos. Também neste módulo foi trabalhado a campanha da fraternidade que é um tema necessário e urgente para renovar consciência e a responsabilidade de todos e não deixar cair no esquecimento toda esta problemática do tráfico humano. Houve leitura compartilhada de dois textos bíblicos mostrando que devemos amar a vida, não adianta discurso vazio, tem que existir a prática.
      A visita de Dom Dulcênio Fontes de Matos a Escola deixou animo e fortalecimento. Com encaminhamentos e compromisso após o envio os alunos(as) retornaram as suas comunidades com propósito de trabalhar os conhecimentos adquiridos agindo como fermento na massa ou sal na comida.

                                                                                                    Rita de Assis Costa





Comentários