PALMEIRA DOS ÍNDIOS REALIZA O 20º GRITO DOS EXCLUÍDOS COM O TEMA: OCUPAR RUAS E PRAÇAS POR LIBERDADE E DIREITOS


O 20º Grito dos Excluídos, em Palmeira dos Índios, foi marcado por diversas atividades durante a Semana da Pátria que vai de 01 a 07 de setembro. No dia primeiro, lideranças de diversos movimentos e comunidades se reuniram na Sede da Cáritas Diocesana para, em mutirão, confeccionarem as URNAS para a votação popular sobre a Instituição de uma Constituinte exclusiva e soberana da Reforma do Sistema Político Brasileiro. Vinte e três urnas foram confeccionadas e distribuídas entre os grupos, movimentos, comunidades e Paróquias para a votação que aconteceu durante a semana. Escolas, Paróquias, Cáritas Diocesana de Palmeira dos Índios, SINTEAL (Sindicato dos Servidores Públicos de Alagoas), RECID, Comunidades Indígenas e Quilombolas acolheram e animaram a votação do Plebiscito Popular.
Durante os dias 03 e 04 aconteceu a plenária do Grito, momento de estudo, reflexões e debates preparatórios que resgatou a história do Grito, fez análise de conjuntura política e preparação de faixas e cartazes que seriam levados para as ruas da cidade com frases reivindicativas por direitos como terra, trabalho, educação, saúde e a REFORMA POLÍTICA.

O Ato público realizado no dia 05, sexta-feira, iniciou-se com a concentração na Aldeia Cafurna de baixo de onde seguiu em caminhada pelas ruas da cidade, cantando e rezando. Nas paradas os participantes gritavam palavras de ordem por direitos, encerrando na Catedral de Nossa Senhora do Amparo, onde os romeiros foram acolhidos pelo Padre Leandro Melo que, rezando com o povo, enfatizou: “O povo que luta unido com Jesus tem a certeza da vitória”. O Padre José da Silva, coordenador Diocesano das Pastorais Sociais  mais uma vez se fez presente apoiando a realização de mais um Grito dos Excluídos na Diocese de Palmeira dos Índios.
O Grito reuniu comunidades, pastorais, movimentos, comunidades indígenas, quilombolas e organizações de diversas partes da Diocese de Palmeira dos Índios e da Arquidiocese de Maceió. A Banda de Pífano da Comunidade Quilombola Alto do Tamanduá de Poço das Trincheiras animou todo o percurso do Grito.

A palavra plebiscito é originária do latim plebiscitu (decreto dos plebeus). Na Roma Antiga, os votos passados em comício eram obrigatórios para a classe dos plebeus. Atualmente, plebiscito é a convocação dos cidadãos que, através do voto, podem aprovar ou rejeitar uma questão importante para o país. Ou seja, o plebiscito é um mecanismo democrático de consulta popular, antes que a lei seja promulgada (passar a valer). (Fonte: Google – Wikpédia).

Maria Aparecida Mafra-

Assessora Estadual da Cáritas Brasileira NE2-CDPI







Comentários

Postagens mais visitadas