BODAS DE OURO DE DOM JORGE TOBIAS, UM ESCOLHIDO PARA EVANGELIZAR.


       A Diocese de Palmeira dos Índios alegrou-se no último dia 10 de Janeiro com a Solene Celebração Eucarística em louvor a Deus pelos 50 anos de Sacerdócio de Dom Jorge Tobias de Freitas.
      A Solene Celebração Eucarística teve início as 19h30 horas na Catedral Diocesana contando com a presença do Bispo Diocesano de Palmeira dos Índios, Dom Dulcênio Fontes de Matos, do Pároco da Catedral, Pe. Thiago Henrique, de padres contemporâneos e amigos, religiosas amigas, bem como, de seus familiares, amigos e fiéis.



         Marca desta celebração foi, sem dúvidas, o clima de profunda Oração e alegria, que a todos envolveu, pelos 50 anos de sacerdócio de Dom Jorge, por outro lado algo perceptível, era a alegria que muito foi demonstrada e transmitida pelo Excelentíssimo e Reverendíssimo Dom Jorge Tobias, o qual durante diversos momentos da Celebração Eucarística não hesitou em expressar sua gratidão a Igreja Particular de Palmeira dos Índios que o gerou para Cristo, o alimentou na fé e a qual ele serviu durante alguns anos de sua vida sacerdotal.
          De fato, em um dado momento de sua pregação Dom Jorge Tobias, em tom alegre e de recordação, comentou que naquele chão, há cinquenta anos atrás, se postara e era Ordenado Sacerdote pela Imposição das Mãos e Oração Consecratória de Dom Otávio Barbosa Aguiar, ali, na Catedral de Nossa Senhora do Amparo, celebrou sua Primeira Missa colhendo os primeiros frutos do Vaticano II e da Missa “versus populum” (voltado para o povo), mesmo chão no qual mais tarde se postaria novamente para, desta vez, ser Sagrado Bispo e Sucessor Legítimo dos Apóstolos de Nosso Senhor Jesus Cristo numa Celebração Eucarística que teria como consagrante principal Dom Epaminondas José de Araújo. 



             De igual beleza e riqueza foi quando, já ao final da Santa Missa, os familiares de Dom Jorge Tobias de Feitas, por meio de um de seus sobrinhos, agradeceram e rederam graças a Deus através de uma pequena cronologia de sua vida.
            Merecem destaque também as palavras dirigidas por Dom Dulcênio Fontes de Matos, que citando o Cura D’Ars destacou a importância e a grandeza do Dom do Sacerdócio que, Dom Jorge, há 50 anos, agindo “in Persona Christi” (na Pessoa de Cristo), vem exercendo, de maneira tão comprometida e doada: “Quem coloca Jesus no Sacrário? O padre. Quem acolheu nossa alma na entrada da vida? O padre. Quem alimenta nossa vida na peregrinação terrestre? O padre. Quem prepara nossa alma para comparecer diante de Deus? O padre. É o padre quem dá continuidade a obra da redenção na terra” (São João Maria Vianney – Cura D’Ars).


              Verdadeiramente, a Diocese de Palmeira dos Índios se alegra pelas Bodas de Ouro de tão distinto filho seu e suplica ao Deus Trino e Santo, para que ouvindo a intercessão da Virgem do Amparo, derrame sobre Dom Jorge Tobias de Freitas graças e bênçãos abundantes. Sim, que Deus, que o escolheu para Evangelizar, conforme bem expressa o seu lema episcopal “Segregatus in Evangelium” (Escolhido para Evangelizar) o conduza sempre mais no caminho da perfeição que é o próprio Cristo Jesus, o Bom Pastor.


Seminarista Antonio Ionas Bernardino Ferreira

Comentários

Postagens mais visitadas