INSTITUIÇÃO DE ACÓLITO DO SEMINARISTA JACYEL SOARES MACIEL





“Tua voz me fez refletir,/
deixei tudo pra te seguir/
nos teus mares eu quero navegar!”
José Acácio Santana

O fragmento da canção intitulada: “Quando chamaste os doze primeiros”; trazido a priori – entoado no início da celebração Eucarística, presidida pelo bispo diocesano, Dom Dulcênio Fontes de Matos e concelebrada pelos padres Clejean Melo da Silva e Petrônio, no último domingo [25] – anuncia a excelência do chamado de Cristo e a alegria que move aquele que ao ouvir o Seu apelo, rende-se e segue-O, renunciando tudo pelo Tudo.
A comunidade paroquial de São Cristóvão [Santana do Ipanema] rejubilou-se com a instituição de acólito do filho-seminarista, Jacyel Soares Maciel, do Quarto Ano de Teologia,  o qual enquanto Acólito instituído da Igreja terá como incumbência: cuidar do serviço do altar; auxiliar o Diácono e o Sacerdote nas ações litúrgicas, sobretudo na celebração da Missa; distribuir, como ministro extraordinário, a Sagrada Comunhão, todas as vezes que os ministros de que se trata no cân. 845 do Código de Direito Canónico, faltarem ou não o puderem fazer; em circunstâncias extraordinárias, expor publicamente o Santíssimo Sacramento à adoração dos fiéis, e depois o repor; não podendo, porém, dar a bênção ao povo.


Na homilia, o nosso pai e pastor, Dom Dulcênio, ressaltou, a partir do evangelho de Jesus Cristo narrado por São Marcos, que Cristo ao chamar os primeiros apóstolos, também nos chama para sermos colaboradores do Seu reino: “Segui-me e eu farei de vós pescadores de homens” [Mc 1,17]. Todavia, a resposta é singular e intransferível. Mesmo assim, conclamou a todos a reflexão, conversão  e adesão da proposta que Jesus nos faz, de largar o barco, por uma grande missão.
E, como o salmista, clamemos: “Mostrai-me, ó Senhor, vossos caminhos, vossa verdade me oriente e me conduza!” [Sl 24, 4ab-5ab]
São João Maria Vianey, rogue por nossos seminaristas e todo o clero!





Edivânia Alves de Oliveira
Paróquia de São Cristóvão – Santana do Ipanema/AL




Comentários

Postagens mais visitadas