DIOCESE DE PALMEIRA DOS ÍNDIOS GANHA CONSELHO DIOCESANO DE LEIGOS E LEIGAS (CDL)


O Conselho Diocesano de Leigos e Leigas, criado no domingo passado, na Diocese de Palmeira dos Índios, é um espaço de articulação, organização e formação do laicato quanto à sua identidade e sua inserção na Igreja e na sociedade. Sendo representativo de todas as forças vivas da Diocese, este se constitui como “sinal de comunhão e unidade e espaço de serviço”.
“A organização do Laicato se coloca hoje como uma tarefa imprescindível frente ao desafio da “nova evangelização” proposta pelo Papa João Paulo II, qual seja o de “superar os limites históricos do nosso cristianismo, por um empenho mais profundo na articulação entre fé e vida; pela superação do “mais devastador e humilhante flagelo” da miséria extrema a que são submetidos milhões de brasileiros, atingidos por diversas formas de exclusão social, étnica e cultural”.”
Contando com o apoio do Pastor Diocesano, Dom Dulcênio Fontes de Matos, consciente da necessidade de organizar o serviço laico na Diocese, torna possível a materialização do Conselho Diocesano de Leigos e Leigas, no dia 01 de março, no Centro Paroquial de São Sebastião, Palmeira dos Índios.
A participação de 22 lideranças representativas dos referidos movimentos e pastorais, tornou possível a realização do encontro o qual contou com um momento de formação tendo o Professor José Matias Irmão, da Cáritas de Penedo como facilitador auxiliado por Givaneide Lourenço de Lima do CDL de Penedo.
Para conduzir e animar os trabalhos do Conselho Diocesano de Leigas e Leigas na Diocese de Palmeira dos Índios foi formada uma coordenação (Diretoria) composta por dez pessoas entre os participantes: Rita de Assis Costa (Cáritas Paroquial de São Sebastião), Eraldo Feliciano de Assis (Pastoral da Sobriedade), Maria Aparecida Mafra (Cáritas Diocesana de Palmeira dos Índios), Josefa Pinheiro (Cursilho de Cristandade), Edson Manoel da Silva (Pastoral Familiar), Maria Gorete de Brito (Missões), Fabiano Rodrigues Passos (RCC), Cliane Silva de Araújo (Pastoral Catequética), Adriano Ferreira da Silva (Movimento dos Trabalhadores Camponeses) e Lourdes Nascimento Santos da Silva (Pastoral Familiar). Três dos setores estavam representados: Setor Santana, Setor Batalha e setor Palmeira.
O encontro que iniciou com a mística animada por Jefferson Costa teve seu ápice com a Celebração Eucarística presidida pelo Padre Leandro Marques e contando com o apoio do Padre Max David.

Por Maria Aparecida Mafra

Articuladora Estadual da Cáritas Brasileira NE 2/CDPI




Comentários

Postagens mais visitadas