DELMIRO GOUVEIA ACOLHE ABERTURA DIOCESANA DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE ECUMÊNICA 2016


A abertura diocesana da Campanha da Fraternidade Ecumênica deste ano foi realizada nesta sexta feira (19/02), no Centro Paroquial de Delmiro Gouveia. O Padre Antônio Melo, coordenando o evento, convidou o Pastor Diocesano Dom Dulcênio Fontes de Matos, para abrir oficialmente o evento formando a mesa com a participação de alguns representantes da diocese, entre estes a representante da ASCADEL, Associação dos Catadores e Catadoras de Delmiro Gouveia.
Na sua fala, Dom Dulcênio, enfatizou o momento quaresmal e a importância da Campanha da Fraternidade em especial esta de 2016, que é a 4ª Campanha da Fraternidade Ecumênica, coordenada pelo CONIC- Conselho Nacional das Igrejas Cristãs do Brasil. A Campanha da Fraternidade Ecumênica deste ano trás como tema para reflexão e debate na sociedade um problema crucial das nossas cidades: o saneamento básico. Inspirada na Carta Encíclica do Papa Francisco LAUDATO SIque trata sobre o cuidado da casa comum, ou seja, o cuidado com o planeta. Esta campanha foi buscar no Profeta Amós, 5,24 o lema: “Quero ver o direito Brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca. “E  o tema: “Casa Comum, Nossa Responsabilidade”.
Dom Dulcênio reafirma a necessidade de cuidarmos da nossa vida Espiritual, em especial neste tempo quaresmal para que possamos compreender o que Deus quer de cada um de nós.
Padre Bruno Igor, da Paróquia de Monteirópolis, expondo sobre a Campanha da Fraternidade Ecumênica, destacou o significado do ecumenismo explicando que reside no fato de ser de responsabilidade de todos. O cristão deve através de mudanças de atitudes e de pequenos gestos cuidar da casa que é de todos, o planeta que sofre as consequências de um modelo de desenvolvimento baseado no consumismo e no lucro, provocando a destruição da natureza, tornando a vida cada vez mais ameaçada. Enfatiza que os cristãos devem assumir o cuidado com a “casa comum”, inspirados nos ensinamentos Evangélicos para não correrem o risco de se tornarem meros ambientalistas.
Maria Mafra da Cáritas Diocesana apresentou a representante da ASACADEL mostrando o trabalho que a Diocese de Palmeira dos Índios está desenvolvendo através da Cáritas junto aos catadores/as de resíduos sólidos de Delmiro Gouveia: a implantação da fábrica de vassouras de garrafa pet e apoio à coleta seletiva. Cinco mulheres catadoras durante o dia trabalham no lixão e à noite fazem o trabalho de reeducação da população ensinando como separar o lixo em casa e coletando o material reciclável, gerando renda para os/as catadores/as. Enfatizou a necessidade da participação da sociedade na cobrança de políticas públicas que garantam a melhoria da qualidade de vida nas cidades. Cuidar do Planeta, do nosso bioma Caatinga, já tão devastado é cuidar da vida e das futuras gerações.
O evento contou com a participação do clero e de leigos de todas as paróquias, de agentes Cáritas além de representantes do poder público local e de parlamentares. O evento encerrou-se com os agradecimentos e a bênção de Dom Dulcênio.

Por Maria Aparecida Mafra (Assessora da Cáritas Brasileira NE2/CDPI)





Comentários

Postagens mais visitadas