CÁRITAS DIOCESANA REALIZA SUA V ASSEMBLEIA


             Aconteceu, no dia 18 de junho, a Assembleia Geral Ordinária da Cáritas Diocesana de Palmeira dos Índios, para eleição e posse da nova diretoria. As irmãs Franciscanas de Santo Antônio acolheram o evento no Centro Comunitário Xucurus, que iniciou com a Celebração Eucarística presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Dulcênio Fontes de Matos, e concelebrada pelo Mons. Helio. Dom Dulcênio, ao iniciar a celebração, disse que este é um dia de festa, e por isto, motivo de grande alegria pelo serviço prestado pela Cáritas na Diocese. Lembrou as ações que a Cáritas vem realizando com os catadores, agricultores familiares, sobretudo aquelas ações voltadas para a Convivência como o Semiárido. Na Ação de Graças, a presidente Maria do Carmo e Moisés Oliveira, comunicador da Cáritas Diocesana, apresentaram a Campanha de Solidariedade ao Povo Kalankó, que está levantando fundos para construir 60 cisternas para captação e armazenamento de água ao grupo indígena que fica no município de Água Branca- AL.
            Contando com a participação de diversos movimentos e pastorais sociais, paróquias, grupos de Economia Solidária, agricultores/as, catadores/as de materiais recicláveis, agentes Cáritas, da Coordenação Colegiada Regional, Ângelo Zanré e Kilma Ferreira, foi realizado um seminário assessorado por José Matias da Cáritas Diocesana de Penedo, com o tema: “Vivendo a Pastoralidade Eclesial na Cáritas”, uma contribuição na formação do voluntariado. O seminário foi bastante participativo, pois culminou com uma roda de conversa, onde refletiu sobre o trabalho voluntário, o perfil que se espera de um voluntário, a partir da missão e da solidariedade pelos mais empobrecidos da sociedade e a vivência do Evangelho como guia de todo Agente Cáritas.
            A tarde foi de fato a realização da assembleia quando foi apresentada uma versão do estatuto social de acordo com as novas formulações do código civil brasileiro e o Novo Marco Regulatório, pois a Cáritas como um organismo da Igreja que realiza trabalhos sociais deve se adequar às leis vigentes do país. Também foi prestado contas dos programas e projetos realizados nos últimos três anos, por fim, elegeu-se a nova diretoria e na mesma ocasião todos e todas foram empossados/as.
            Nesse ano Santo da Misericórdia a Cáritas Brasileira estará completando 60 anos de existência no Brasil, e para comemorar realizará, de 09 a 12 de novembro, o seu V Congresso. A Igreja Celebra e se alegra por aquela que tem realizado os trabalhos humanitários enxergando a pessoa de Jesus Cristo nos refugiados de vários países, que encontram no Brasil o apoio da Cáritas, trabalhadores do campo e da cidade, mulheres, crianças e jovens em situação de risco.  A Diocese de Palmeira dos Índios se congratula com este momento natalício e pela nova diretoria da Cáritas Diocesana, que continuará seguindo com as ações de solidariedade.

Por Simone Lopes de Almeida

Voluntária da CDPI







Comentários

Postagens mais visitadas