141 JOVENS SÃO CRISMADOS EM MONTEIRÓPOLIS


Com grande júbilo e alegria foi celebrada na Paróquia de São Sebastião em Monteirópolis, a Missa que concedeu o Sacramento do Crisma a 141 Jovens, fazendo valer o que diz Santo Tomás de Aquino: "Como o batismo é uma geração espiritual para a vida cristã, assim a confirmação é um crescimento espiritual que faz o homem avançar até a idade perfeita espiritual".
Na noite da sexta-feira, 30 de setembro, o Bispo Diocesano Dom Dulcênio Fontes de Matos celebrou a Santa Missa de Crisma. Em sua homilia Dom Dulcênio falou aos jovens que “não deixassem a chama do amor Deus se apagar no coração” e completou dizendo: “Jesus é a luz do mundo quem caminha com Ele não andara nas trevas, em outras palavras: enquanto que no Batismo a vida recebida é graça que nos renova e transforma, na Confirmação esta mesma vida é dom que devemos testemunhar e partilhar. Por isso o crismado deve estar consciente do seu lugar na Igreja, na comunidade eclesial, e do seu dever de testemunhar o Cristo sendo, como se diz, um soldado do Senhor.”
O Sacramento chama-se Crisma por causa do rito essencial, que é a unção. Chama-se Confirmação, porque confirma e reforça a graça batismal. O óleo do Crisma é composto de óleo de oliveira (azeite) perfumado com resina balsâmica. Na manhã da Quinta-feira Santa, o bispo o consagra para ser utilizado no batismo, na confirmação, na ordenação dos sacerdotes e dos bispos e na consagração dos altares e dos sinos. O óleo representa a alegria, a força e a saúde. Quem é ungido com o Crisma deve difundir o bom perfume de Cristo (cf. II Cor 2,15).
Foi celebrada nesse mesmo dia a memória de São Jerônimo que nasceu na Dalmácia, hoje Croácia, no ano de 340. A Igreja declarou-o padroeiro de todos os que se dedicam ao estudo da Bíblia e fixou o “Dia da Bíblia” no mês do seu aniversário de morte. Neste último dia do mês da Bíblia, celebramos a memória do grande “tradutor e exegeta das Sagradas Escrituras”, É de São Jerônimo a célebre frase: “Ignorar as Escrituras é ignorar a Cristo”.
(PASCOM MONTEIRÓPOLIS)





Comentários