QUINTA-FEIRA SANTA: MISSA DO CRISMA NA CATEDRAL


«O Espírito do Senhor está sobre mim, porque me ungiu para anunciar a Boa-Nova aos pobres; enviou-me a proclamar a libertação aos cativos e, aos cegos, a recuperação da vista; a mandar em liberdade os oprimidos» (Lc 4, 18).


Na quinta-feira Santa, 13 de Abril, na Catedral de Nossa Senhora do Amparo, pela manhã, aconteceu a "Missa do Crisma", prelúdio do Tríduo Pascal – o qual se inicia propriamente com a Missa vespertina da Ceia do Senhor. Foi presidida pelo bispo, Dom Dulcênio Fontes de Matos e concelebrada pelo clero diocesano, além de uma numerosa assembleia de fiéis.
Em sua homilia, Dom Dulcênio, de modo catequético, ornado de uma linguagem simples, mas muito profunda enfatizou, a luz do Sumo e Eterno Sacerdote – Cristo Jesus – a beleza do serviço desempenhado por aqueles que dizendo sim, aceitaram o chamado de servir a Jesus no próximo, sendo outro Cristo aqui na terra: os nossos sacerdotes. Ressaltou o importante papel do sacerdote na salvação do povo de Deus e exortou que isso se dá por meio da intimidade deste com a Pessoa de Cristo, através da oração.
Na oportunidade, o clero de Palmeira dos Índios renovou as promessas sacerdotais pronunciadas no dia da ordenação, expressando a comunhão diocesana em torno do mistério pascal de Cristo, constituindo um momento forte de comunhão eclesial, de participação intensa das comunidades e de valorização dos sacramentos da vida da Igreja.
Na celebração, também foram abençoados o óleo dos catecúmenos e dos enfermos e consagrado o Santo Crisma, razão pela qual é também chamada "Missa dos Santos Óleos".
Como reza-se na Oração pelas Vocações Sacerdotais e Religiosas, deve-se pedir: “Divino Salvador, Jesus Cristo,concedei-nos sacerdotes santos, inflamados no fogo de vosso amor, totalmente doados à edificação da vossa Igreja.E vós, ó Maria, Mãe dos sacerdotes, vós que sois a onipotência suplicante, socorrei-os a todos, nos trabalhos e dificuldades que se encontrarem”.
(EDIVÂNIA ALVES – PASCOM S. DO IPANEMA)


Comentários

Postagens mais visitadas