DIOCESE DE PALMEIRA DOS ÍNDIOS CELEBRA SEU 55.º ANIVERSÁRIO DE CRIAÇÃO

Na manhã do dia 20 de agosto, na Catedral de Palmeira dos Índios, dedicada a Nossa Senhora do Amparo, reuniu-se grande número de fiéis católicos junto a seu bispo e ao clero para entoar louvores a Deus pela criação dessa diocese e, na mesma ocasião, agradecer os 128 anos da emancipação política da cidade de Palmeira dos Índios.
Com profundo júbilo, toda a assembleia, a Deus entoava um hino de louvor apreendido dos lábios de sua padroeira: “Magnificat”. Rendia, deste modo, graças a Deus por todas as maravilhas que Ele, o Poderoso, tem manifestado no meio desse seu povo, tão sofrido, do sertão das Alagoas. Aquela era uma ocasião para, erguendo os olhos ao Cristo pendente da Cruz, agradecer ao Filho de Maria por seus imensos favores e benefícios e clamar a sua proteção e auxílio para todos os seus irmãos, filhos da Virgem do Amparo, rogando pelas famílias.
Família! Foi a temática escolhida por Dom Dulcênio, na esteira das reflexões dos padres sinodais em união com o papa Francisco. Família, dom de Deus para a salvação dos homens, presença do Belo Amor em nosso meio.
Em sua catequese o bispo expôs, de modo claríssimo, a doutrina católica sobre as famílias. Lembrou aos fieis de que é dever dos cristãos salvaguardar a integridade desta que é a unidade elementar de toda sociedade. O lugar onde deve ocorrer o primeiro anúncio da boa notícia de Jesus. Num apelo contundente, rogou aos seus diocesanos que não mandem seus filhos irem a Igreja, mas que possam dar-lhes o exemplo e sejam os primeiros que a ela se encaminham. Rejeitando toda ideologia perversa e infecunda, lembrou que só existe uma verdadeira modalidade de família, aquela que é formada por um casal, homem e mulher, onde existe a possibilidade de gerar filhos.
Por ocasião do aniversário da emancipação política da cidade sede, também se rezou o solene ofício da Assunção da Virgem Maria em ação de graças pela passagem desta data.
Outro momento muito importante foi o juramento de fidelidade dos seis Diáconos que serão ordenados presbíteros nos próximos dias. Após o juramento Dom Dulcênio Fontes de Matos, apresentou os seis futuros sacerdotes à Assembleia, pedindo orações e convidando o povo de Deus a estar presente nas Ordenações Presbiterais.
Clamando o precioso auxílio de Nossa Senhora, a Virgem do Amparo, para que vele pelas famílias da diocese, em especial as que se encontram em dificuldades. Volta-se o olhar à Família Sagrada de Nazaré, para que seguindo o exemplo de Jesus, filho em tudo obediente; de Maria, mãe atenta e orante; e de José, diligente provedor; obtenha-se uma imagem daquilo a que convida o Eterno Pai. Confiados à sua graça, que alcança aos homens por meio de seu Espírito Eterno, sejam capazes de seguir em seus trabalhos cotidianos, oferecendo a Deus silenciosamente sacrifícios diários, como se fazia em Nazaré, na certeza de que Deus,que vê o está oculto, concederá a cada um a recompensa devida e o prêmio eterno em conformidade com a disposição de suas consciências.
(SEMINARISTA LUIZ JÚNIO F. DE COUTO E PASCOM DIOCESANA)










Comentários

Postagens mais visitadas