SETOR BATALHA PROMOVE RETIRO PARA OS COMIPAS



Aconteceu neste domingo (02/06) um retiro espiritual para os integrantes do COMIPA (Conselho Missionário Paroquial) das paróquias que compõem o Setor Batalha da Diocese de Palmeira dos Índios. Esse retiro de formação e espiritualidade que foi realizado no complexo da igreja matriz da Paróquia Nossa Senhora da Penha, em Batalha- AL, e foi coordenado pelo COMIDI (Conselho Missionário Diocesano), contou com a participação de aproximadamente 90 integrantes dos conselhos missionários das comunidades paroquiais de Batalha, Belo Monte, Cacimbinhas e Minador do Negrão, Jacaré dos Homens e Palestina, Major Izidoro e Jaramataia e Monteirópolis.
O encontro teve início com a oração do Santo Terço e com as palavras de acolhimento do Mons. Josevel, pároco local, e do Pe. Tácito, Paróquia de São Sebastião, em Monteirópolis- AL, e integrante do COMIDI. Na sequência, o seminarista Joelder Pinheiro conduziu uma reflexão que teve como base a passagem bíblica de Marcos 3, 13 a 19, e em suas palavras ressaltou que “a verdadeira missão passa pela oração que gera nossa intimidade com Deus”. Em seguida, os participantes vivenciaram um momento de deserto exercitando a Lectio Divina (leitura orante da Palavra de Deus).
No início da tarde, após o intervalo, o retiro seguiu com sua segunda reflexão, também proferida pelo seminarista Joelder Pinheiro. Para este segundo momento, a passagem do Evangelho que narra os discípulos de Emaús (Lc 24, 13 a 32) foi utilizado como base para a meditação.
Seguindo com a programação, o Pe. José Paulo (Paróquia N. Sra. do Bom Conselho, Belo Monte- AL) conduziu a todos em um abençoado momento de Adoração ao Santíssimo Sacramento. Por fim, o encerramento do retiro foi dado com a celebração da Santa Missa, que foi presidida pelo Mons. Josevel e concelebrada por Pe. Damião (Paróquia N. Sra. da Penha, Cacimbinhas- AL), Pe. Tácito e Pe. José Paulo.
Os conselhos missionários (COMIDI e COMIPA) foram criados com a finalidade de animar e conscientizar as comunidades paroquiais para a missão que deve ser algo permanente. Eles estão em comunhão com a exortação do Papa Francisco que pede que toda Igreja viva o ano de 2019 como o Ano Missionário Extraordinário adotando o tema “Batizados e enviados: a Igreja de Cristo em missão no mundo.”

Pascom Batalha











Comentários