ARQUIDIOCESE DE OLINDA E RECIFE CELEBRA A ABERTURA DO ANO EUCARÍSTICO ARQUIDIOCESANO



O evento marca os preparativos para o XVIII Congresso Eucarístico Nacional a ser realizado em novembro de 2020 no Recife e cidades vizinhas

Católicos da Arquidiocese de Olinda e Recife e de outras 20 dioceses que compõem o Regional NE2 da CNBB se reúnem na próxima terça-feira, dia três de setembro, para celebrar a abertura do Ano Eucarístico Arquidiocesano.

O evento vai acontecer no Santuário Nossa Senhora de Fátima (antigo Colégio Nóbrega), que fica na avenida Oliveira Lima, no bairro da Soledade, área central da capital pernambucana. A data marca os 80 anos da realização do III Congresso Eucarístico Nacional, realizado no Recife entre os dias três e sete de setembro de 1939.

Entre as atividades previstas, a apresentação de aboiadores e sanfoneiros. Um dos momentos das atrações culturais acontece com a apresentação da música Ave Maria Sertaneja, de Luiz Gonzaga, com a participação de todos os músicos presentes e declamação do Cordel Eucaristia na mesa do altar, pão na mesa dos irmãos, de autoria da irmã Izabel Belarmino, da Congregação das Irmãs de Nossa Senhora da Glória, a partir das 18h.

Logo em seguida haverá a celebração eucarística, com a presença dos 21 bispos e arcebispos das dioceses e arquidioceses do Regional NE2 da CNBB oriundos dos Estados de Pernambuco, Paraíba, Alagoas e Rio Grande do Norte, com a presidência do arcebispo de Brasília, cardeal dom Sérgio da Rocha, às 19h.
  
Na ocasião, o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, divulgará a abertura das inscrições para os voluntários do XVIII Congresso Eucarístico Nacional (CEN 2020), disponível para os agentes ligados às paróquias e movimentos da Arquidiocese sede do evento. O processo seletivo acontece através do site cen2020.com.br e segue até o dia 12 de novembro de 2019, data do lançamento do Texto-Base do Congresso 2020.

Ao longo dos próximos 12 meses, a Arquidiocese de Olinda e Recife vai intensificar os trabalhos em torno da realização do XVIII Congresso Eucarístico Nacional (CEN 2020), com uma programação litúrgica arquidiocesana, bem como em nível regional, com Círculos Bíblicos Eucarísticos e celebrações da Hora Santa nas igrejas diariamente, além de as principais festas do calendário litúrgico convergirem para o tema do evento. O Ano Eucarístico Arquidiocesano segue até o dia três de setembro de 2020.

Sobre o CEN 2020:

XVIII Congresso Eucarístico Nacional (CEN 2020) acontece entre os dias 12 e 15 de novembro de 2020, com sede na cidade do Recife, além de Olinda e São Lourenço da Mata, na região metropolitana da capital pernambucana, com o tema: Pão em todas as mesas”, e o lema:“ Repartiam o Pão com alegria e não havia necessitados entre eles.” A realização do CEN 2020 acontece com a participação das províncias eclesiásticas de Pernambuco, Paraíba, Alagoas e Rio Grande do Norte.

Dentro da programação do CEN 2020 estão previstas: a celebração de Abertura, com a apresentação de padres cantores, coral com mil vozes e Santa Missa, e a celebração da Primeira Eucaristia com a participação de mais de 2.800 crianças e adolescentes, na Arena de Pernambuco, em São Lourenço da Mata.  
  
Ainda dentro das ações previstas para o XVIII Congresso Eucarístico Nacional, celebrações Eucarísticas com a presidência de mais 300 bispos e arcebispos nas 140 paróquias, além dos santuários e basílicas que fazem parte do território arquidiocesano de Olinda e Recife.

Outros momentos previstos são a Vigília da Juventude, com períodos de louvor, orações, palestras, Santa Missa e adoração ao Santíssimo Sacramento, no Classic Hall, em Olinda, e o Concerto Sacro, com repertórios de músicas eruditas religiosas, no Teatro de Santa Isabel, no bairro de Santo Antônio, área central do Recife.

 A celebração de Encerramento vai ocorrer no Marco Zero do Recife, com shows artísticos culturais, coral com mil vozes e a Santa Missa com a concelebradas por arcebispos e bispos vindos de todo o Brasil. Logo após o ritual litúrgico, uma procissão com o Santíssimo Sacramento vai seguir por vias do Recife em direção a Basílica Nossa Senhora do Carmo, na mesma localidade.

Concomitante a essas atividades, uma Feira Católica com diversos produtos e serviços do segmento religioso-turístico vai acontecer no pavilhão do Centro de Convenções, em Olinda, mesmo local de realização do Simpósio Teológico, com a participação de autoridades eclesiásticas com temas propostos em torno da Eucaristia e desdobramentos.  

Como legado do XVIII Congresso Eucarístico Nacional, a criação da Casa do Pão, local para acolher moradores em situação de rua nas necessidades básicas de higiene e alimentação. O espaço vai ficar no bairro do Recife.

 A camisa do CEN 2020 já está à venda ao valor de R$ 20,00 (vinte reais) nas paróquias da Arquidiocese de Olinda e Recife, bem como nas igrejas pertencentes as dioceses do Regional NE2 da CNBB. Em breve, a peça de vestimenta poderá ser comprada também pelo site cen2020.com.br. Todo valor arrecadado será revertido para os custos do evento.  

Sobre o Congresso Eucarístico Nacional

Os Congressos Eucarísticos Nacionais são realizados pela Igreja Católica em todo o mundo, e visam professar e dar testemunho público da fé em Jesus Eucarístico, para adorar o Senhor em Espírito e Verdade.

A primeira edição ocorreu em Lille, na França, em 1881, por iniciativa de um grupo de leigos com apoio de S. Juliano Eymart, com a participação de fiéis e bispos de vários países europeus.

No Brasil, o primeiro Congresso Eucarístico Nacional ocorreu na Arquidiocese Primaz do Brasil, em Salvador, na Bahia, no ano de 1933, e o Recife sediou o III Congresso Eucarístico, entre os dias três e sete de setembro de 1939, no episcopado de dom Miguel de Lima Valverde, cujo o tema foi:      “A Eucaristia e a vida cristã.”

Para a realização do III CEN foi construído o parque Treze de Maio, localizado no bairro da Boa Vista, área central do Recife, e o evento deixou como legado a Igreja Coração Eucarístico de Jesus, atual Matriz do Espinheiro, na zona norte do Recife.

Serviços:
Evento: Abertura do Ano Eucarístico Arquidiocesano
Dia: 3 de setembro de 2019
Hora: a partir das 18h
Local: Santuário Nossa Senhora de Fátima (antigo Colégio Nóbrega) - Soledade/Recife

XVIII Congresso Eucarístico Nacional - 12 a 15 de novembro de 2020 Recife/PE

Dias: 11 a 15 de novembro de 2020
Evento: Feira Católica
Local: Centro de Convenções - Olinda
Hora: Dias 11 a 14 de novembro - 8h às 20h
           Dia 15 de novembro - 8h às 12h

Dia: 12 de novembro de 2020
Evento: Celebração de Abertura
Local: Arena de Pernambuco - São Lourenço da Mata
Hora: 18h

Dia: 13 de novembro de 2020
Evento: Celebração com os Bispos
Local: Igrejas da Arquidiocese de Olinda e Recife
Hora: 19h30


Dia: 14 de novembro de 2020
Evento: Celebração da Primeira Eucaristia
Local: Arena de Pernambuco - São Lourenço da Mata
Hora: 14h

Dia 14 de novembro de 2020
Evento: Vigília da Juventude
Local: Classic Hall - Olinda
Hora: 20h às 6h

Dia: 14 de novembro de 2020
Evento: Concerto Sacro
Local: Teatro de Santa Isabel - Recife
Hora: 20h

Dia: 15 de novembro de 2020
Evento: Celebração de Encerramento
Local: Marco Zero do Recife
Hora: 14h

Dia: 15 de novembro de 2020
Evento: Procissão de Encerramento
Local: Marco Zero do Recife em direção à Basílica do Carmo - Recife
Hora: 18h


Dias: 13 e 14 de novembro de 2020
Evento: Simpósio Teológico
Local: Centro de Convenções - Olinda
Hora: Dia 13 de novembro - 9h às 18h
           Dia 14 de novembro - 9h às 12h

Ano Eucarístico - período de catequese mais intensa à volta da Eucaristia, naquilo que a Igreja Católica crê. A “fonte” e o “cume” de toda a vida cristã, convite de renovar o fervor na celebração e adoração da Eucaristia.

Hora Santa - momento reflexivo de oração, louvor, meditação, cânticos, adoração ao Santíssimo Sacramento, entre outros recursos contemplativos.

Bispo - pastor da igreja particular. O bispo é obrigado a fazer a visita “ad limina apostolorum” a Roma, e ao Papa, de quatro em quatro anos, quando então apresenta à Santa Sé um relatório da diocese a ele confiada. O Código de Direito Canônico da Igreja, determina a renúncia dos bispos ao completarem 75 anos.

Arcebispo - bispo de uma arquidiocese, o titular da sede metropolitana, que é a diocese mais antiga de uma Província Eclesiástica, que é formada pelo conjunto de diversas dioceses. O arcebispo é responsável pelo zelo da fé e da disciplina eclesiástica.

Cardeal - chamado também de purpurado, pela cor vermelho-carmesim da sua indumentária, são nomeados pessoalmente pelo papa. Geralmente, os cardeais são bispos de importantes dioceses do mundo, e também responsáveis pela assessoria direta ao papa e pela eleição de novo papa enquanto não completarem 80 anos. Pela diplomacia são considerados “príncipes da Igreja”.



Simone Oliveira
Assessoria de Comunicação e Imprensa
XVIII Congresso Eucarístico Nacional - CEN 2020
(81) 9 9961.6320




Comentários

Postagens mais visitadas