DIOCESE DE PALMEIRA DOS ÍNDIOS PROMOVE ENCONTRO DE PASTORAL

 

Por causa da pandemia que ainda grassa na terra, a Diocese de Palmeira dos Índios realizou um Encontro Diocesano de Pastoral em vez da comum Assembleia Diocesana. Aconteceu nos dias 29 e 30 de outubro, no Centro de Treinamento Pastoral Pio XII, em Palmeira dos Índios- AL, com participação bem reduzida, contando com representação laical de diversas pastorais e movimentos, o clero e religiosas(os).

Durante o Encontro, foram proferidas breves comunicações pelos coordenadores diocesanos, apresentando as atividades de cada pastoral, movimento ou seguimento diocesano; além da apresentação do “ver” dos quatros setores pastorais da Diocese. Basicamente, todas as explanações abordaram acerca dos projetos pré-pandemia, das dificuldades do período pandêmico, sobretudo em seu momento mais crítico de isolamento social, e das esperanças para o futuro pós-pandêmico.

O Pe. Expedito, da Diocese de Patos- PB, conduziu o estudo à luz das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2019-2023). Após a explanação do assessor, foram criados grupos para debaterem propostas de ação pastoral, a partir dos pilares da Palavra, Pão, Caridade e Missão. De modo geral, destacaram-se os problemas vivenciados em diversos níveis desde que o inesperado terrível mal do Coronavírus afetou a todos, e as esperanças do retorno com novos aprendizados e novos horizontes para a ação evangelizadora.

Finalizados os estudos e debates, o Pe. Jacyel Soares, então coordenador diocesano de pastoral, conduziu a elaboração do calendário pastoral para o ano de 2021. Como proposta de ação para o próximo ano, definiu-se a continuação das experiências missionárias. Também foi escolhido o pilar da Palavra, com iniciativas diversas, desde a leitura orante da Bíblia até estudos bíblicos, em nível setorial e/ou paroquial.

Antes da conclusão do evento, Dom Manoel Filho, Bispo Diocesano, nomeou os Padres para novas funções: Pe. José Aparecido, Coordenador Diocesano de Pastoral; Pe. Lázaro José, Coordenador do Setor Palmeira; Pe. Damião Ferreira, Coordenador do Setor Batalha; Pe. José Edivaldo, Coordenador do Setor Santana; e, Pe. Cícero Hélio, Coordenador do Setor Delmiro.

Também assumiram novas funções: Pe. Lázaro José, Coordenador Diocesano da Pastoral da Comunicação (PASCOM); Pe. Jacyel Soares, Diretor Espiritual da Pastoral da Criança; Pe. Edgar Alves, Assistente Eclesiástico do Conselho Indigenista Missionário (CIMI); Pe. Jean César, Diretor Espiritual da Pastoral Familiar.

Por fim, como forte expressão de unidade de toda Igreja Particular, o Encontro Pastoral possibilitou um olhar para dentro, para os acertos e erros ao longo da jornada da Diocese neste momento histórico tão dramático para o ser humano, e assim, com coragem, lançar luzes no prosseguir da missão.

 

PASCOM DIOCESANA















Comentários

Postagens mais visitadas