Diocese de Palmeira dos Índios ordena dois novos diáconos transitórios

 

Celebrações de ordenação aconteceram em Canapi e Delmiro Gouveia7


A Diocese de Palmeira dos Índios – AL ordenou dois novos diáconos transitórios nos dias 6 e 7 de março. No dia 6, na Paróquia de São José, em Canapi, Joelmir da Silva Batista, e no dia 7, na Paróquia de Nossa Senhora do Rosário em Delmiro Gouveia, José Marcos da Silva Oliveira, foram ordenados Diáconos para a Igreja pela imposição das mãos e Oração Consecratória por Dom Manoel de Oliveira Soares Filho, bispo de Palmeira dos Índios. As Solenes celebrações reuniram Padres, Seminaristas, familiares dos ordenados e o povo de Deus de diversas partes da Diocese de Palmeira dos Índios e das Arquidioceses de Aracaju e Maceió.

O diaconato transitório, como o próprio nome já diz, é um período de transição, sendo o primeiro grau da Ordem. Na trajetória da vida sacerdotal, os seminaristas após o período de preparação e estudos no seminário, concluídas todas as etapas, são ordenados diáconos e, posteriormente, são ordenados sacerdotes. Os diáconos já fazem o compromisso do celibato sacerdotal, de forma a estar almejando o sacerdócio.

Com a ordenação, o diácono começa a fazer parte do Ministério Eclesiástico. Deixa de ser leigo e entra para o clero.

Os diáconos participam de modo especial na missão e graça de Cristo. São marcados pelo sacramento da Ordem com um sinal configurando-se a Cristo, que se fez “diácono”, isto é, servidor de todos. Cabe aos diáconos, entre outros serviços, assistir ao Bispo e aos Padres na celebração dos divinos mistérios, sobretudo à Eucaristia, distribuir a Comunhão, assistir ao Matrimônio e abençoá-lo, proclamar o Evangelho e pregar, presidir os funerais e consagrar-se aos diversos serviços da caridade.

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas